POLÍTICA
Serra diz em CG que quer pagar dívida do Brasil com a Paraíba
Em visita a Paraíba, pré-candidato à Presidência diz que o Brasil tem uma dívida não paga com o Estado, por não trazer “investimentos estruturantes” que aqueçam a economia local.
Publicado em 04/06/2010 às 14:42
Phelipe Caldas
O ex-governador paulista José Serra (PSDB), pré-candidato à Presidência da República, declarou na tarde desta sexta-feira (4), em entrevista concedida direto dos estúdios da Rede Paraíba Sat em Campina Grande, que o Brasil tem hoje uma “grande dívida com a Paraíba”, e se for eleito vai brigar para pagar isto.
Serra destaca que atualmente faltam “investimentos estruturantes” no Estado, patrocinado pelo Governo Federal para que a economia local se aqueça. Ele lembra que Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte já possuem portos e aeroportos que fortalecem a exportação, mas que isto ainda não existe por aqui.
“Vamos tentar mudar esta realidade e trazer ações que amenizem este déficit. Como disse, o Brasil tem uma dívida com a Paraíba e ela precisa ser paga”, esclarece.
Neste sentido, ele promete trabalhar pela revitalização da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), fechada durante a gestão do também tucano Fernando Henrique Cardoso. Ele disse mais: além de reabrir a Sudene, pretende por seis meses acumular a função de presidente e de superintendente do órgão.
“A Superintendência tem que funcionar como uma espécie de coordenadora dos projetos que explorem os potenciais econômicos de cada Estado. Então como presidente eu pretendo ser o primeiro superintendente desta nova Sudene para mostrar ao sucessor como se faz”, explica.
Ainda no que diz respeito à economia, Serra promete em paralelo à criação da Sudene diminuir impostos, porque segundo ele não é possível que o Brasil continue do jeito que está. “Os impostos brasileiros são os mais volumosos do mundo em desenvolvimento. E é justamente o pobre quem paga mais”, declara, se referindo ao assunto como “um lamentável elemento de injustiça social”.
Sobre o Governo Lula, ele criticou o recente corte de investimentos em Saúde e Educação, mesmo numa época em que o Governo Federal arrecadou R$ 500 bilhões. “O presidente Lula diz que um estado forte tem que arrecadar muito, mas não podemos nos orgulhar de cobrar tanto imposto, sem que uma contrapartida efetiva seja apresentada à população”, alfinetou.
Ibope
A visita de Serra a Paraíba é uma tentativa do presidenciável em melhorar a aceitação de seu nome no Estado. Isto porque ela acontece exatamente uma semana depois da divulgação da pesquisa Ibope/Rede Paraíba, com números amplamente favoráveis à petista Dilma Roussef.
Se a eleição fosse hoje e o pleito dependesse unicamente da vontade dos paraibanos, a ex-ministra seria eleita ainda no primeiro turno com 54% das intenções de voto. José Serra aparece com 29% e Marina Silva (PV) com 5%. Brancos e nulos são 5% e 7% dos paraibanos se declararam indecisos no voto para presidente.
Veja programação completa do presidenciável na PB
13h00 - entrevistas na Rede Paraíba Sat (101FM)
15h00 - passeio no calçadão da rua Cardoso Vieira
16h00 - passeio no shopping Boulevard
17h00 - coletiva no aeroporto de campina grande
17h30 - embarque no aeroporto de campina grande rumo a joão pessoa
18h00 - chegada ao aeroporto de João Pessoa
18h30 - entrevistas em emissoras de TV
19h30 - passeio no Shopping Manaíra
20h30 - entrevistas em emissoras de TV
22h00 - embarque no aeroporto de João Pessoa rumo a São Paulo
Comentários