icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Serra diz em CG que quer pagar dívida do Brasil com a Paraíba

Em visita a Paraíba, pré-candidato à Presidência diz que o Brasil tem uma dívida não paga com o Estado, por não trazer “investimentos estruturantes” que aqueçam a economia local.

Publicado em 04/06/2010 às 14:42

Phelipe Caldas

O ex-governador paulista José Serra (PSDB), pré-candidato à Presidência da República, declarou na tarde desta sexta-feira (4), em entrevista concedida direto dos estúdios da Rede Paraíba Sat em Campina Grande, que o Brasil tem hoje uma “grande dívida com a Paraíba”, e se for eleito vai brigar para pagar isto.

Serra destaca que atualmente faltam “investimentos estruturantes” no Estado, patrocinado pelo Governo Federal para que a economia local se aqueça. Ele lembra que Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte já possuem portos e aeroportos que fortalecem a exportação, mas que isto ainda não existe por aqui.

“Vamos tentar mudar esta realidade e trazer ações que amenizem este déficit. Como disse, o Brasil tem uma dívida com a Paraíba e ela precisa ser paga”, esclarece.

Neste sentido, ele promete trabalhar pela revitalização da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), fechada durante a gestão do também tucano Fernando Henrique Cardoso. Ele disse mais: além de reabrir a Sudene, pretende por seis meses acumular a função de presidente e de superintendente do órgão.

“A Superintendência tem que funcionar como uma espécie de coordenadora dos projetos que explorem os potenciais econômicos de cada Estado. Então como presidente eu pretendo ser o primeiro superintendente desta nova Sudene para mostrar ao sucessor como se faz”, explica.

Ainda no que diz respeito à economia, Serra promete em paralelo à criação da Sudene diminuir impostos, porque segundo ele não é possível que o Brasil continue do jeito que está. “Os impostos brasileiros são os mais volumosos do mundo em desenvolvimento. E é justamente o pobre quem paga mais”, declara, se referindo ao assunto como “um lamentável elemento de injustiça social”.

Sobre o Governo Lula, ele criticou o recente corte de investimentos em Saúde e Educação, mesmo numa época em que o Governo Federal arrecadou R$ 500 bilhões. “O presidente Lula diz que um estado forte tem que arrecadar muito, mas não podemos nos orgulhar de cobrar tanto imposto, sem que uma contrapartida efetiva seja apresentada à população”, alfinetou.

Ibope

A visita de Serra a Paraíba é uma tentativa do presidenciável em melhorar a aceitação de seu nome no Estado. Isto porque ela acontece exatamente uma semana depois da divulgação da pesquisa Ibope/Rede Paraíba, com números amplamente favoráveis à petista Dilma Roussef.

Se a eleição fosse hoje e o pleito dependesse unicamente da vontade dos paraibanos, a ex-ministra seria eleita ainda no primeiro turno com 54% das intenções de voto. José Serra aparece com 29% e Marina Silva (PV) com 5%. Brancos e nulos são 5% e 7% dos paraibanos se declararam indecisos no voto para presidente.

Veja programação completa do presidenciável na PB

13h00 - entrevistas na Rede Paraíba Sat (101FM)
15h00 - passeio no calçadão da rua Cardoso Vieira
16h00 - passeio no shopping Boulevard
17h00 - coletiva no aeroporto de campina grande
17h30 - embarque no aeroporto de campina grande rumo a joão pessoa
18h00 - chegada ao aeroporto de João Pessoa
18h30 - entrevistas em emissoras de TV
19h30 - passeio no Shopping Manaíra
20h30 - entrevistas em emissoras de TV
22h00 - embarque no aeroporto de João Pessoa rumo a São Paulo

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp