icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Serra rebate artigo do Financial Times afirmando que ele é contra Mercosul

 Ministro classificou o argumento de "altamente questionável", em carta publicada, na íntegra, na edição do jornal britânico desta segunda (30).

Publicado em 30/05/2016 às 19:03

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, rebateu nesta segunda-feira (30) artigo publicado na última semana pelo jornal britânico Financial Times afirmando que ele “não é fã” do Mercosul, bloco econômico regional integrado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

“Ao contrário do que o artigo sugere, estou plenamente convencido da importância do Mercosul e estou pronto para trabalhar com nossos parceiros, com vistas ao seu fortalecimento”, afirmou o ministro, em carta publicada na íntegra na edição impressa do jornal desta segunda-feira.

Serra classificou como “altamente questionável” o argumento do artigo de que há uma “nova separação” na América Latina, devido aos modelos de comércio diferentes adotados pelo Mercosul e pela Aliança do Pacífico, bloco mais recente que reúne México, Chile, Peru e Colômbia.

O artigo do Financial Times compara os blocos com tom elogioso à Aliança do Pacífico. Para o jornal, o Mercosul se baseia em um "modelo mais tradicional de comércio" negociado pelo Estado. De acordo com a publicação, o bloco estaria ainda “engasgado” desde sua criação, no início dos anos 1990.

Na carta, Serra contestou essa visão, afirmando que os dois blocos “compartilham o objetivo de incrementar sua participação nos mercados globais de comércio”. “Não há divisão, somente convergência baseada em objetivos comuns”, acrescentou o ministro.

Segundo ele, ao comparar o desempenho dos dois blocos, o jornal negligencia os diferentes estágios de evolução. “O Mercosul [foi] estabelecido há 25 anos e a Aliança do Pacífico em 2011. Nada mais natural que a intensificação dos fluxos comerciais seja mais rápida nos primeiros anos de qualquer mecanismo do tipo”, destacou o ministro na carta.

José Serra disse ainda que se deve levar em conta que os dois membros com as maiores economias do Mercosul, Brasil e Argentina, foram afetados pela retração econômica. “O baixo crescimento, no curto prazo, tende a desacelerar o intercâmbio comercial”, afirmou.

Ele considerou também “risível” afirmar, em 2016, que há rivalidade entre Brasil e Argentina. “Na verdade, os dois maiores países da América do Sul construíram uma forte parceria estratégica, que está no cerne do Mercosul”, concluiu a carta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp