icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Sessão homenageia vítimas da ditadura

Dez personagens nordestinos, entre eles seis paraibanos, foram lembrados durante a solenidade.

Publicado em 19/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:18

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu, ontem (18), sessão especial em homenagem aos militantes políticos e membros das ligas camponesas assassinados durante o período de regime da ditadura militar no país. A propositura foi do deputado Anísio Maia (PT). Dez personagens nordestinos, entre eles seis paraibanos, foram lembrados durante a solenidade.

Os paraibanos homenageados foram o estudante de medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vice-presidente da União Estadual dos Estudantes e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), João Roberto Borges de Sousa; o ex-vereador do município de Sapé João Alfredo Dias (Nego Fuba); o presidente da Liga Camponesa de Sapé, Pedro Inácio de Araújo (Pedro Fazendeiro); o líder camponês João Pedro Teixeira; o militante da Ação Popular Marxista-Leninista (APML) Umberto Albuquerque Câmara Neto e a ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Alagoa Grande Margarida Maria Alves.

O deputado Anísio Maia destacou a atuação dos homenageados em favor da instituição do regime democrático brasileiro: “Esta sessão é uma espécie de dívida com todos esses companheiros, que têm um histórico de luta por todo o Brasil e para mostrar à nossa sociedade que essas pessoas foram heróis. Graças a eles, nós temos esta Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional funcionando, temos a liberdade de expressão e de imprensa. Enfim, foi por eles que conseguimos a democracia nesse país”.

O representante da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba, Paulo Giovani Antonio Nunes, destacou a iniciativa da ALPB em homenagear vítimas da ditadura militar. A comissão tem realizado um levantamento documental dos fatos ocorridos durante o regime, ouvindo testemunhas e o relato das pessoas acusadas de cometerem crimes contra os direitos humanos à época.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp