POLÍTICA
Sintab reclama de intervenção
Para direção do sindicato, descontos da contribuição apenas sobre o vencimento, é uma forma da prefeitura enfraquecer a entidade.
Publicado em 22/03/2012 às 6:30
A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Borborema (Sintab) convocou para hoje, às 9h, uma assembleia com os funcionários públicos de Campina Grande para discutir o que considera intervenção financeira que a prefeitura estaria promovendo na entidade, para enfraquecer a instituição.
Segundo o presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, até o mês de julho do ano passado, o governo municipal vinha realizando o desconto de 1% sobre a remuneração dos servidores filiados, como determina o estatuto do sindicato e de acordo com a autorização individual dos sócios. Todavia, a partir de agosto de 2011, "de forma arbitrária e desrespeitosa, a PMCG iniciou uma intervenção financeira, promovendo descontos da contribuição sindical mensal apenas sobre o vencimento”, ressaltou.
Depois que a direção do sindicato, acrescentou Napoleão, demonstrou que o desconto em folha é um direito dos servidores, neste mês de março de 2012 o governo se comprometeu a fazer o desconto sobre a remuneração, porém exigindo cópia das fichas de todos os sócios, que em sua maioria são filiados há mais de 20 anos. “Essa medida autoritária é uma tentativa de quebra da autonomia sindical, conquistada na Constituição Federal de 1988, que, se concretizada, acabará prejudicando as finanças do sindicato que não terá recursos para pagar água, luz, salários dos funcionários e outros compromissos”, previu Maracajá.
“Diante dos ataques aos direitos de livre organização e da grave intervenção financeira que a prefeitura está fazendo contra o Sintab, nos dirigimos aos militantes e dirigentes dos movimentos sindicais e sociais da Paraíba, e de todo o Brasil, para solicitar o apoio, solidariedade de classe e repúdio às atitudes do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB)”, disse Napoleão.
Comentários