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POLÍTICA

Sorteio define tempo e ordem de participação dos candidatos

Novidade é que as TV vão dividir a responsabilidade na veiculação. 

Publicado em 17/08/2016 às 8:45

O juiz da 1ª Zona Eleitoral, coordenador da propaganda de mídia na capital, José Ferreira Ramos Júnior, promove nesta quarta-feira (17) uma reunião com todos os representantes de partidos políticos para definir as parcelas de tempo e a ordem de participação dos candidatos a prefeito de João Pessoa no horário eleitoral gratuito. O encontro ocorre a partir das 9h, no auditório do Fórum Eleitoral, no bairro de Tambiá.

Para este ano, antecipou o juiz, a novidade é que a responsabilidade de veiculação do guia não ficará a cargo de apenas uma emissora. “Chegamos a um acordo com os empresários e rateamos o período de veiculação entre eles, de modo que cada uma das TVs locais ficará responsável por apenas 11 a 12 dias”, explicou.

Além do sorteio para definir a ordem de veiculação, o encontro deverá apresentar o plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito, ocasião em que haverá sorteio da ordem de veiculação da propaganda, de cada partido político ou coligação, no primeiro dia do horário eleitoral gratuito na Rádio e na Televisão.

Para as eleições deste ano, o período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.

Do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente. No caso de haver aliança entre legendas nas eleições majoritárias será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação. Em se tratando de coligações para as eleições proporcionais, o tempo de propaganda será o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos

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Jornal da Paraíba

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