POLÍTICA
'Sou a favor que Lula participe das eleições', diz Lígia Feliciano
Pré-candidata foi sabatinada em evento promovido pela OAB-PB.
Publicado em 18/07/2018 às 13:20 | Atualizado em 20/07/2018 às 15:38
"Eu sou a favor que Lula participe das eleições", defendeu a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) durante sabatina promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), na manhã desta nesta quarta-feira (18). Pré-candidata ao governo do estado, Lígia Feliciano respondeu a perguntas de advogados e do público presente. Ao final do debate, ela assinou um documento se comprometendo com demandas da classe.
Veja todas as sabatinas realizadas pela OAB
Lígia Feliciano explicou que, apesar de ter pré-candidato à presidência da República de seu partido, defende que o ex-presidente Lula possa participar do pleito, mesmo estando preso em carceragem da Polícia Federal, no Paraná, para cumprimento de sentença. “O voto é democracia e precisamos da democracia para eleger o futuro presidente. Eu tenho meu pré-candidato a presidente, que é Ciro Gomes, mas acho que as opções existentes e aquele que for eleito terá toda a legitimidade para governar", disse.
Antes do início do debate, a vice-governadora também foi questionada sobre a manutenção da sua pretensão a disputar ao governo, tendo em vista a dificuldade em compor alianças com outras legendas. “Sou pré-candidata e vou até o fim”, assegurou.
Durante o debate, Lígia falou sobre o fechamento de comarcas e sobre o piso salarial para advogados contratados no regime de CLT. Ela disse entender que o Tribunal de Justiça tem seus motivos para fechar 20 comarcas no estado, mas que em sendo eleita vai buscar dialogar para encontrar soluções.
Quanto ao piso, a pré-candidata também defendeu o diálogo para que se chegue a um denominador comum. O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, enfatizou que já há um estudo concluso sobre a proposta do piso remuneratório e que espera que o próximo governador assuma o compromisso de encaminhar à Assembleia Legislativa uma proposta de lei para regulamentá-lo.
Compromisso com a OAB
Ao final do debate, a pré-candidata assinou um termo de compromisso com algumas demandas da categoria. Além de se comprometer a não fechar comarcas, o que vem sendo avaliado pelo Poder Judiciário devido a queda da receita, Lígia Feliciano também deve tentar redimensionar o valor das custas judiciais da Paraíba que, segundo a OAB, é uma das mais caras do país; realizar público para procuradores; incluir da participação da OAB na Comissão inter-poderes; pagar regularmente os precatórios.
Debate na OAB
Os debates na sede da OAB-PB tiveram início na segunda-feira (16), com a participação do ex-secretário de recursos hídricos, João Azevêdo (PSB), seguido pelo senador José Maranhão (MDB), na terça-feira (17). Eles seguem nesta quinta-feira (19), com o servidor público Tárcio Teixeira, pré-candidato ao governo pelo PSOL e se encerra na sexta-feira (20), com o pré-candidato Lucélio Cartaxo (PV). As sabatinas acontecem a partir das 10h e estão sendo transmitidas em tempo real no Instagram da OAB-PB.
A presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Adriana Rodrigues, ressalta que os debates visam também “apresentar uma pauta de reivindicação da advocacia paraibana para ser inserida no Plano de Governo dos pretensos candidatos e firmar compromissos com eles, caso sejam eleitos, de parcerias precípuas com a OAB-PB, para estimular o amadurecimento institucional, a melhoria da qualidade de vida da população, do acesso à Justiça e a outros direitos fundamentais, sociais e individuais”.
Regras
Cada participante do evento terá 25 minutos para expor seus planos de governo à plateia. Em seguida, haverá a concessão de pelo menos 20 minutos para perguntas – que serão elaboradas com base nos documentos das Propostas da OAB-PB para as Eleições 2018 –, dos quais 15 minutos estão reservados para o pré-candidato (a) formular as suas respostas. Duas perguntas serão feitas por advogados e uma pelo público presente.
Na sequência, cada pré-candidato(a) terá até 10 minutos para suas considerações finais e o encerramento ocorrerá após a entrega do documento da OAB-PB e assinatura de um protocolo de intenções.
Comentários