POLÍTICA
Sugestão de controle de ponto dos faltosos divide opinião na Assembleia
Proposta de João Gonçalves quer evitar esvaziamento das sessões ordinária.
Publicado em 09/08/2017 às 14:25
Uma sugestão do deputado estadual João Gonçalves (PDT) para instalação de um ponto digital para monitorar a presença dos parlamentares durante as sessões ordinárias está dividindo opiniões na Assembleia Legislativa da Paraíba. Após voltar novamente a cobrar a presença dos parlamentares em plenário, nesta quarta-feira (9), João Gonçalves justificou que pretende apresentar o projeto e que não vai se intimidar com “os olhos tortos” dos colegas.
A queixa de João Gonçalves é quanto à dificuldade de votar os projetos em pauta. Invariavelmente as sessões têm corrido o risco de serem encerradas pela falta de quórum, apesar de o painel apresentar a presença quase sempre da maioria. “Nós temos o controle daqui dos que realmente frequentam e marcam o seu ponto. Cada período legislativo nós vamos ter o registro da presença ou não, e isso vai ser publicizado. Então eu acho que cada tem a sua consciência e responsabilidade de comparecer ou não ao plenário, e creio que o setor de computação faz isso com maestria para que mostre à população os que frequentam ou não”, disse.
Outro detalhe que incomoda o deputado é que mesmo os que se ausentam alegam a necessidade de visitar as bases, o que também incomodou o deputado o suficiente para apresentar o projeto. “São apenas três dias por semana. Não vêm dois dias porque estão nas bases? Isso não é justificativa”, comentou, defendendo que o regimento Interno da casa seja cumprido, cortando o pontos dos faltoso.
A proposta divide opiniões na Assembleia Legislativa. O líder da bancada de oposição, Bruno Cunha Lima (PSDB), disse que a os oposicionistas votarão favoráveis ao projeto. O tucano é um dos que sempre interpelam as votações para requerer a recontagem do quórum por falta de deputados suficientes para o seguimento da sessão. “Deve acontecer como acontecer no Congresso Nacional: se registra a presença, mas se não tiver na hora da votação se leva falta. Recebemos muito bem para termos responsabilidade em plenário apenas três dias por semana e ainda nos ausentarmos”, opiniou.
Durante a sessão da Comissão de Orçamento, o deputado Branco Mendes (PEN) pediu ponderação de João Gonçalves sobre a necessidade de enquadrar os colegas. Já o deputado Adriano Galdino (PSB) disse ser indiferente por “estar sempre presente às sessões”.
Comentários