POLÍTICA
Suplente de Leitão deve tomar posse nesta quarta
Com a publicação oficial da cassação do vereador Felipe Leitão, suplente Djanilson Alves deve tomar posse nesta quarta-feira (18).
Publicado em 18/04/2012 às 6:30
O suplente de vereador Djanilson da Fonseca deve tomar posse hoje na Câmara Municipal de João Pessoa. A posse dependia apenas da publicação do ato da mesa diretora declarando a perda do mandato do vereador Felipe Leitão. O ato já foi publicado no semanário oficial da prefeitura de João Pessoa.
O documento declara a perda do mandato parlamentar do vereador Felipe Leitão em cumprimento a sentença de ação de investigação judicial eleitoral proferida pelo juiz Eslu Eloy Filho, publicada no Diário da Justiça do último dia 12. A partir de agora o suplente está apto a assumir na Câmara Municipal.
Djanilson Alves da Fonseca obteve 2.940 votos nas eleições de 2008, ficando como segundo suplente da coligação formada pelo PTC/PV/PTdoB/PRP. Atualmente ele se encontra filiado ao PPS, que não faz parte da coligação. O seu antigo partido, o PRP, já anunciou a disposição de questionar a sua posse por suposta prática de infidelidade partidária. O PMDB também pretende acionar a Justiça cobrando a vaga de Felipe Leitão, alegando que com a cassação do seu mandato, os votos dele são considerados nulos e, com isso, entraria um representante do partido.
Liminar negada
Na tarde de ontem, o juiz João Batista Barbosa, do Tribunal Regional Eleitoral, negou um pedido de liminar em favor de Felipe Leitão. “Não vislumbro a presença do fumus boni iuris, indispensável à concessão da liminar pleiteada, apesar de entender estar presente o perigo da demora, pela própria natureza de um mandato eletivo”, afirmou o juiz em sua decisão.
Felipe Leitão, que é filho do deputado estadual Mikika Leitão, teve seu mandato cassado por captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos.
Comentários