POLÍTICA
Tatiana cresce, mas tucano é favorito em Campina Grande
No primeiro turno, Romero alcançou 44% dos votos contra 31% para Tatiana e, na estimulada de agora, o tucano registrou 47% e a peemedebista 39%
Publicado em 21/10/2012 às 8:00
Apesar do crescimento das intenções de voto para a candidata Tatiana Medeiros (PMDB), que reduziu a diferença em relação a Romero Rodrigues (PSDB), a análise e o cruzamento dos indicadores desta pesquisa continuam indicando o favoritismo do candidato tucano.
A diminuição da diferença entre os candidatos se deduz quando comparamos os percentuais desta pesquisa do Ibope com os resultados do primeiro turno.
No primeiro turno, Romero alcançou 44% dos votos contra 31% para Tatiana e, na estimulada de agora, o tucano registrou 47% e a peemedebista 39%, sinalizando uma maior adesão de eleitores dos demais candidatos para Tatiana.
Ademais, podemos acreditar que, agora no segundo turno, o prefeito Veneziano, cuja administração recebeu aprovação de 55%, entre os conceitos ótimo e bom e somente 9% de desaprovação, está conseguindo transferir, pelo menos em parte, seu apoio à sua candidata.
Entretanto, três indicadores desta pesquisa fundamentam a tendência para a vitória de Romero Rodrigues. A primeira é votação estimulada – repetimos 47% para Romero e 39% para Tatiana – na qual os indecisos são de apenas 6%; se todos os 6% de indecisos votarem em Tatiana, ela alcançaria 45%, um pouco abaixo dos 47% de Romero.
O segundo é o percentual dos votos válidos em que o peessedebista marcou 55% contra 45% da candidata do PMDB.
O terceiro é projeção do que está subjacente no inconsciente coletivo da população porque 60% dos eleitores opinaram que Romero Rodrigues será o próximo prefeito de Campina Grande.
Curiosamente, somente 21% acham que o próximo prefeito será Tatiana, pelo que uma parcela significativa dos 39% que têm a intenção de votar nela não acreditam em sua vitória.
Embora não seja impossível, não acreditamos que a peemedebista consiga tirar a diferença para tentar levar o desempate para o debate que antecede a votação.
As pesquisas qualitativas, de uns quinze anos para cá, têm relatado que, mais do que os guias eleitorais, os eleitores indecisos decidem seu voto em função do debate entre os candidatos porque acham que eles estão frente a frente, sem ler textos, mostrando o que realmente são.
Por isto, o próximo debate assume uma importância estratégica para os candidatos melhorarem as votações que já conseguiram.
Como conclusão, afirmar que, por causa do crescimento de Tatiana, as eleições municipais de Campina Grande estariam indefinidas seria distorcer os números que, como dissemos, continuam tendenciando a vitória de Romero Rodrigues.
*Sociólogo e analista político
Comentários