POLÍTICA
TCE alerta sete prefeituras da Paraíba por falhas em portais da transparência
Municípios não disponibilizam informações atualizadas sobre receita, despesas, contratos e licitações.
Publicado em 28/01/2019 às 16:49 | Atualizado em 28/01/2019 às 17:59
Sete prefeituras da Paraíba foram alertadas nesta segunda-feira (28) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) sobre problemas com as suas ferramentas de transparência. Os alertas foram emitidos para os seguintes municípios: Algodão de Jandaíra, Cubati, Olivêdos, Frei Martinho, Assunção, Catolé do Rocha e Taperoá.
Falta de informações sobre receita e despesas, não disponibilização de instrumentos orçamentários, informações sobre contratos e licitação desatualizadas ou inacessíveis, ou até Portais fora do ar, foram alguns dos problemas apontados. As prefeituras prometeram sanar os problemas apontados pela Corte de contas.
Robô turmalina
O monitoramento é resultado da aplicação da mais nova ferramenta digital do TCE-PB: a robô Turmalina. Trata-se de um software desenvolvido com Inteligência Artificial que analisa, diariamente, todos os Portais Transparência de órgãos estaduais e municipais, verificando a funcionalidade do site e se todas as informações exigidas por lei estão disponíveis para consulta. Um reforço substancial para o trabalho da auditoria.
A robô Turmalina está disponível para acesso de todos os cidadãos por meio do endereço turmalina.tce.pb.gov.br, e na edição do DOE onde estão publicados os alertas tce.pb.gov.br, e também pelo aplicativo ‘Nosso TCE-PB’ (disponível para Android e IOS).
Comentários