POLÍTICA
TCE firma acordo com MPF para investigar lavagem de dinheiro
Corte terá acesso ao Simba, programa que permite o tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos públicos.
Publicado em 17/04/2018 às 10:54 | Atualizado em 17/04/2018 às 11:05
Um acordo firmado entre o Tribunal de Contas da a Paraíba (TCE-PB) e o Ministério Público Federal (MPF) vai permitir maior celeridade nos procedimentos de investigações de possíveis casos de lavagem de dinheiro por parte de gestores do Estado. A parceria foi divulgada nesta terça-feira (17)
O acordo, que dispensa a transferência de recursos financeiros, consiste na disponibilização ao TCE da tecnologia do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba), software livre desenvolvido pela Procuradoria Geral da República. O programa permite o tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e organismos públicos, mediante prévia autorização judicial.
Celebrado no último dia 12, em Brasília, o acordo recebeu as assinaturas do presidente do TCE André Carlo Torres Pontes e do secretário geral do Ministério Público Federal Alexandre Camanho de Assis.
Os passos seguintes ao da assinatura do termo de cooperação entre o MPF e o TCE envolverão a designação e treinamento de técnicos, cessão de equipamentos e transferência de tecnologia para recebimento e processamento de informações do Simba.
Comentários