icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TCE julga na quarta contas do governador

Processo foi agendado para a sessão da próxima quarta-feira (15) sob a relatoria do conselheiro Arthur Cunha Lima.

Publicado em 09/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:41

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) inicia o ano com o julgamento das contas do governador Ricardo Coutinho (PSB) referentes ao exercício de 2012. O processo foi agendado para a sessão da próxima quarta-feira (15), a partir das 9h48, sob a relatoria do conselheiro Arthur Cunha Lima. A prestação de contas é composta do balanço orçamentário, balanço financeiro, balanço patrimonial, demonstração das variações patrimoniais, demonstrativo da dívida e relatório de gestão.

Na análise das contas de 2011, o TCE emitiu parecer favorável com aplicação de multa ao governador Ricardo Coutinho no valor de R$ 3 mil. Mesmo aprovada, a Corte recomendou a adoção de algumas medidas administrativas, tais como evitar a utilização de medidas provisórias para regulamentar matérias orçamentárias, exercer rigoroso controle das contribuições previdenciárias relativas à PBPrev, implementar ações administrativas e judiciais para promover a cobrança e arrecadação dos seus créditos inscritos na dívida ativa do Estado e cumprir rigorosamente o repasse do duodécimo dos Poderes.

A prestação de contas de 2011 foi enviada para a Assembleia Legislativa e ainda será apreciada em plenário pelos deputados. O relator do processo é o deputado frei Anastácio (PT), que só vai divulgar o seu parecer após a Assembleia voltar do recesso parlamentar em fevereiro. Ele informou que junto com a sua assessoria está analisando o processo.

No exercício de 2012, o Estado da Paraíba extrapolou os gastos com pessoal. De acordo com o balancete financeiro elaborado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), a despesa líquida consolidada com pessoal e encargos sociais do Estado representou 61,79% da Receita Corrente Líquida, acima do limite legal (60%). Por outro lado, o Estado cumpriu os requisitos da LRF de aplicação mínima em educação, saúde e limites de endividamento, bem como os gastos do Fundeb com a valorização do magistério.

Ainda de acordo com o relatório da CGE, o governo obteve resultados satisfatórios no desempenho de sua máquina arrecadadora. O destaque ficou por conta da receita tributária, que alcançou uma arrecadação de 15,51% superior a 2011.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp