POLÍTICA
Temer desiste de disputar reeleição e MDB anuncia Henrique Meirelles como pré-candidato
Se a candidatura de Meirelles for de fato registrada, vai ser a primeira do MDB desde 1994.
Publicado em 22/05/2018 às 14:46 | Atualizado em 22/05/2018 às 15:16
O presidente Michel Temer (MDB) confirmou nesta terça-feira (22) que não vai tentar a reeleição.O MDB anunciou que o nome que vai representar o partido na disputa presidencial é o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. O anúncio foi feito durante o lançamento do programa de governo da sigla, intitulado de “Encontro com o Futuro”.
No discurso no evento do partido, Temer disse que os integrantes do MDB "chamam" Meirelles para ser "presidente do Brasil". “Ficarei orgulhosíssimo se um dia, no plano pessoal e institucional, se um dia o Meirelles for proclamado pelo voto popular presidente da República Federativa do Brasil”, completou o presidente.
Se a candidatura de Meirelles for registrada, será a primeira vez, em mais de 20 anos, que o MDB terá candidato próprio à Presidência. A última vez foi nas eleições de 1994, com o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia.
Após ser anunciado como pré-candidato, Meirelles disse que sairá em busca de alianças e que apesar da baixa aprovação de Temer, não pretende esconder o presidente durante a campanha."O nosso palanque terá todas as lideranças dispostas a se engajar neste projeto.O presidente certamente participará dos eventos que considerar adequado", disse.
Meirelles afirmou que vai enfrentar as "incertezas" do cenário eleitoral e que confia em uma campanha bem sucedida. Segundo ele, o Brasil se "cansou de política populista".
Presidente nacional do MDB, o senador Romero Jucá disse que o nome de Meirelles foi uma escolha feita pelo partido a partir de conversar "com a base toda" e não uma escolha individual.
Questionado sobre o motivo de Temer ter desistido da candidatura, Jucá afirmou que ele só havia se colocado como "opção". "O presidente Temer não desistiu da candidatura. Ele tinha se colocado como opção. A premissa não é de desistência, é de escolha", afirmou.
Comentários