POLÍTICA
TJ elege nova mesa diretora
Pleno do Tribunal de Justiça realiza na próxima quarta-feira a eleição para escolha da nova mesa diretora para o biênio 2013/2014.
Publicado em 03/11/2012 às 8:00
O Pleno do Tribunal de Justiça realiza na próxima quarta-feira a eleição para escolha da nova mesa diretora para o biênio 2013/2014. Serão eleitos o presidente, vice-presidente e Corregedor Geral de Justiça. De acordo com o regimento interno do TJPB, a escolha será feita entre os desembargadores mais antigos do Tribunal.
Por ordem de antiguidade, a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti deverá ser eleita para presidir o Tribunal de Justiça. Ela será a primeira mulher a presidir a Corte estadual. O cargo de Corregedor Geral ficará com o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, irmão do atual presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln. Já a vice-presidência da Corte paraibana ficará com o desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, segundo informou o Tribunal.
O regimento dispõe que a eleição da nova mesa será em votação secreta, pelos membros efetivos do Tribunal. A eleição será iniciada às 9h, com três escrutínios, sendo o primeiro para escolha do presidente, o segundo do vice-presidente e o terceiro do Corregedor-Geral da Justiça. Os eleitos tomarão posse em sessão extraordinária e solene, no primeiro dia útil do mês de fevereiro de 2013.
A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, que vai presidir o TJPB a partir de 2013, nasceu em João Pessoa. É filha de Maria Alice Moraes Bezerra Cavalcanti e Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti,. Ela é esposa do ex-governador José Targino Maranhão e mãe de Maria Alice Bezerra Cavalcanti Maranhão e Leônidas Bezerra Cavalcanti Targino Maranhão.
Ela ingressou na magistratura em 1984, como juíza na Comarca de Pilões, tendo sido aprovada em 1º lugar no 43º Concurso de Juiz de Direito. Atuou em caráter provisório, como Juíza Plantonista e Substituta, na Comarca de Guarabira. Foi juíza das comarcas de Rio Tinto, Bayeux e Campina Grande. Foi nomeada desembargadora do TJPB em 2002, sendo a primeira mulher a integrar a Corte de Justiça.
A desembargadora Maria de Fátima é membro da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica, membro da Academia Paraibana de Poesia e membro da Academia Feminina de Letras e Artes do Estado da Paraíba. Foi ainda membro da Comissão de Jurisprudência (biênio 2007/2008) e (2009/2010) e vice-presidente do TJPB (2008/2009).
Além da eleição da mesa diretora, o Pleno do TJPB vai eleger na sessão administrativa da próxima quarta-feira o presidente da Escola Superior da Magistratura (ESMA) para o próximo biênio. Também serão eleitos três membros e três suplentes do Conselho da Magistratura.
Comentários