icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TJ mantém suspensa reeleição antecipada na Câmara Municipal

Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve, por unanimidade, a suspensão da antecipação da eleição.

Publicado em 11/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:15

A reeleição antecipada do presidente da Câmara Municipal de Alhandra, no Litoral Sul, Daniel Miguel da Silva (DEM), continua suspensa. A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve, por unanimidade, a suspensão da antecipação da eleição da nova Mesa Diretora biênio 2015-2016, após a apreciação do agravo de instrumento, tendo como relator o desembargador José Ricardo Porto.

Conforme o relatório, o vereador-presidente Daniel Miguel buscava derrubar a liminar deferida no primeiro grau, que suspendeu os efeitos da resolução nº 02/13 e, por conseguinte, a própria eleição da Mesa Diretora. O mesmo alegou que, diferente do que fora afirmado no mandado de segurança, no momento da aprovação da citada resolução, estavam presentes seis dos 11 membros referidos da Casa Legislativa, e não apenas quatro, sendo inclusive aprovada e declinada a norma à unanimidade de votos.

No voto, o desembargador Ricardo Porto ressaltou que há um conflito interno de normas para mudanças das regras do Regimento Interno. "Enquanto um dispositivo exige maioria absoluta de seis vereadores, o outro impõe dois terços (8 vereadores)", observou.

Ainda segundo o relator, a Resolução nº 02/13 foi aprovada sob regime de urgência, sem as formalidades exigidas pelo Regimento em seu artigo 124 da Câmara local. "Porquanto a antecipação da eleição da mesa diretora daquela Casa Legislativa para o próximo biênio não se enquadra como urgente, pois pode ser apreciada em oportunidade posterior, bem como não possibilitará a sua aplicação, após os trâmites e formalidades exigidos pela norma regimental", concluiu o relator.

MAIS DE 10 CIDADES ANTECIPAM

Em mais de dez cidades paraibanas já foram definidos os presidentes das Câmaras Municipais para o biênio 2015-2016.

Em João Pessoa, o vereador Durval Ferreira (PP) garantiu sua recondução à presidência da Mesa Diretora pela quinta vez consecutiva. No dia 7 de março de 2013 , dos 27 vereadores, 20 votaram pela permanência de Durval como presidente da Casa Napoleão Laureano para o biênio 2015-2016.

A futura Mesa Diretora será composta por Durval Ferreira, presidente; Zezinho Botafogo (PSB), 1º vice-presidente; Felipe Leitão (PP), 2º vice-presidente; Benilton Lucena (PT), 1º secretário; Bosquinho (DEM), 2º secretário. Além de João Pessoa, foram realizadas eleições antecipadas nas Câmaras de Santa Rita, Itaporanga, Alagoinha, Queimadas, Joca Claudino e Jacaraú, entre outras.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp