icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TJPB aprova edital do concurso para cartórios

Serão oferecidas 278 vagas, sendo 186 preenchidas por provimento e 92 por remoção; edital será publicado no próximo dia 2 de dezembro.

Publicado em 27/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:25

O edital do concurso para preenchimento de vagas nas Serventias (cartórios) Extrajudiciais do Estado da Paraíba será publicado no próximo dia 2 de dezembro. Ontem, a Comissão Organizadora do Concurso, presidida pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Romero Marcelo, aprovou os termos do Edital 001/2013, apresentados pela Instituição de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), empresa organizadora do certame. Serão oferecidas 278 vagas, sendo 186 preenchidas por provimento e 92 por remoção. Há, ainda, 14 vagas destinadas a pessoas com deficiência, sendo 10 para provimento e quatro para remoção.

Em reunião realizada ontem com representantes da Ieses, os membros da comissão discutiram a minuta do edital, propuseram ajustes e aprovaram previamente um cronograma. A previsão é que as inscrições ocorram no período de 20 de janeiro a 21 de fevereiro. Os presentes também analisaram os conteúdos das provas, a documentação exigida no concurso, o processo de escolha das serventias, além da necessidade da indicação de suplência para os membros da comissão.

Desde a Constituição de 1988, o concurso público passou a ser uma exigência no preenchimento das vagas de titular dos cartórios extrajudiciais, por se tratar de prestação de serviço público quanto a atividades notariais e de registro. Este, no entanto, é o primeiro concurso do TJPB para o preenchimento das vagas.

O concurso compreenderá duas seleções: dois terços das vagas serão preenchidas por bacharéis em Direito ou candidatos que tenham um tempo mínimo de experiência (que será estabelecido em edital) junto às serventias; e um terço para aquelas pessoas que já são escriturários extrajudiciais, com vista à remoção para outras escrivanias.

A contratação direta do Ieses (RS) para a realização do concurso público dos cartórios se deu depois que a licitação aberta pelo tribunal deu fracassada. A empresa, segundo o TJPB, já realizou concursos de cartórios em outros Estados, como Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Participaram da reunião o desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira; o juiz-auxiliar da presidência do TJ, Antônio Silveira Neto; os juízes Meales Meireles e Romero Feitosa; o presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg), Germano Toscano; o registrador Valber Azevedo de Miranda e o procurador de Justiça José Raimundo de Lima.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp