icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TJPB libera venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição

Decisão beneficia apenas os estabelecimentos que fazem parte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Publicado em 23/10/2014 às 10:05

O Tribunal de Justiça liberou a comercialização de bebidas alcoólicas no dia da eleição. A medida vale apenas para os estabelecimentos que são vinculados a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A entidade impetrou mandado de segurança preventivo, com pedido de liminar, contra eventual portaria a ser publicada pela secretaria de Segurança do Estado proibindo a venda de bebidas alcóolicas no âmbito do Estado da Paraíba, durante o dia das eleições previsto para o próximo domingo (26).
A Abrasel argumentou que é comum, às vésperas da eleição, a edição de portaria pelo secretário de Segurança Pública proibindo a venda de bebidas alcóolicas em todo o Estado, a fim de evitar condutas ilícitas, possibilitando que o pleito se desenvolva em perfeita ordem pública. De acordo com a entidade, não existe previsão legal no sentido de proibir a comercilização de bebidas alcóolicas no dia das eleições.
O pedido de liminar foi analisado pelo juiz convocado João Batista Barbosa. Em seu despacho, ele observou que na ausência de previsão legal não poderá a secretaria de Segurança Pública proibir o livre exercício da atividade comercial. "Não havendo previsão legal no sentido de proibir a comercialização de bebida alcoólica no dia de eleições, resta patente a fumaça do bom direito".
Ele deferiu o pedido de liminar "no sentido de suspender eventual Portaria a ser editada pelo Secretário da Segurança Pública do Estado da Paraíba, proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas no dia da eleição a ser realizada no dia 26/10/2014 (domingo), isentando, tão somente, os associados da parte impetrante de seu cumprimento".
Venda proibida na 31ª Zona
Já a juíza da 31ª Zona Eleitoral, Isabelle Braga, baixou portaria proibindo a venda de bebidas alcoólicas nos municípios de Pombal, Paulista, Cajazeirinhas, São Domingos, São Bentinho e Lagoa, no período compreendido entre as 22h do dia 25 (sábado) e as 17h do dia 26 (domingo). "A proibição dirige-se a estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis, pousadas, boates, casas nortunas e assemelhados", destaca a portaria.
De acordo com a magistrada, a medida tem por objetivo assegurar a ordem e a tranquilidade do pleito. Ela observou que "o acirramento da militância dos candidatos, que se intensifica nos dias que antecedem as eleições, associado ao consumo de álcool, poderá causar lesão à ordem pública".
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp