POLÍTICA
Trajetória do PSB no país e no Nordeste
Partido Socialista Brasileiro tem raízes na esquerda democrática, fundada em 1945, durante o final do Estado Novo.
Publicado em 05/02/2012 às 8:00
O PSB ganhou ainda mais musculatura em todo o país com a ascensão do Partido dos Trabalhadores ao Palácio do Planalto, durante a primeira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiada informalmente – sem coligações – por Miguel Arraes (1916-2005). Hoje, a Paraíba é um dos seis estados brasileiros que estão sob a regência dos socialistas. Até chegar a esse cenário, o caminho percorrido pela legenda em todo o país foi longo, passando por ditadura, redemocratização e reconstrução partidária.
O Partido Socialista Brasileiro tem raízes na esquerda democrática, fundada em 1945, durante o final do Estado Novo.
O objetivo era combinar as transformações sociais com a ampla liberdade civil e política. Isso colocava seus seguidores distantes de dois extremos: do liberalismo econômico e do socialismo autoritário e estatista dos comunistas. Foi em 1947 que essa esquerda transformou-se no PSB, com o mesmo programa e propostas.
Em 1952, Osório Borba foi candidato do PSB ao governo de Pernambuco, com apoio do PCB. Ele venceu em Recife e em Olinda. Porém, foi derrotado pelo voto do interior. O cenário abriu caminho para a 'Frente do Recife' que incluía o PSB e levou Pelópidas da Silveira (PSB) à prefeitura da capital pernambucana.
Comentários