icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TRE abre exposição sobre a Ditadura Militar na Paraíba

Evento faz parte da 12ª Semana Nacional de Museus.  

Publicado em 12/05/2014 às 9:54

O Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba abre nesta segunda-feira (12) a exposição Reflexos da Ditadura Militar na Paraíba – 50 anos depois. O evento faz parte da 12ª Semana Nacional de Museus e se estenderá até o dia 30 de maio. Na solenidade de abertura, que acontecerá na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, às 16 horas, haverá uma audiência pública com a Comissão da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba para ouvir os juízes cassados pela ditadura militar Humberto Melo, Helena Alves de Sousa, José Batista de Melo Neto e familiares do desembargador Emílio de Farias.

O presidente do TRE-PB, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, considera a exposição um evento muito importante como registro histórico para que as gerações que não viveram a ditadura militar tenham conhecimento do que aconteceu com o País e saibam dar a real importância de viver numa democracia. “É preciso que todos saibam como é difícil viver sob o regime da ditadura e, sobretudo, como é difícil sair dela e reconquistar a democracia”, afirmou, salientando que a exposição não tem como objetivo acusar ninguém, mas manter viva a memória do fato histórico para que a sociedade não permita que se repita.

O desembargador lembrou que é preciso conter os ímpetos retrógrados que vez por outra se manifestam com tentativas de cerceamento de liberdade da sociedade. “Os jovens precisam saber que houve um tempo nesse país em que não se tinha o direito de pensar”, recordou o presidente do TRE.

A solenidade de abertura terá também uma apresentação do grupo Cenário Eleitoral em performance teatral com servidores da casa sob a direção de Daniel Porpino. Depois a exposição ficará aberta à visitação, e do dia 27 a 30 serão realizadas mesas temáticas abordando questões como a repressão na Paraíba, movimentos sociais no governo militar, a resistência cultural e a repercussão no judiciário, com uma homenagem póstuma ao desembargador Emílio Farias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp