POLÍTICA
TRE aprova reforço de tropas federais para eleições em CG
Pedido agora segue para o TSE, que também vai analisar a necessidade da medida.
Publicado em 22/09/2014 às 20:09
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, nesta segunda-feira (22), o pedido de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições em Campina Grande. A solicitação passou com seis votos favoráveis e apenas um contrário e agora segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tomará a decisão final sobre o assunto.
A solicitação das tropas foi feita ao TRE pelas juízas da quatro zonas eleitorais de Campina Grande, Deborah Cavalcanti Figueiredo (16ª) , Giovanna Lisboa Araújo (17ª), Michelini de Oliveira Dantas (71ª) e Renata Barros de Assunção (72ª). As magistradas colocaram como argumento o histórico de acirramento dos ânimos na cidade.
“Elas [as juízas] estão vendo a necessidade desse reforço no policiamento, que tem sido reiterado em outras eleições e tem garantido a segurança na cidade”, disse o juiz Breno Wanderley, relator do pedido no TRE. O magistrado ratificou durante a sessão que encaminhou ofício ao governador Ricardo Coutinho (PSB) solicitando informações sobre as condições da Polícia Militar garantir sozinha a segurança do pleito em Campina Grande, mas não obteve resposta.
O procurador Rodolfo Alves disse, ao se posicionar a favor do pedido de tropas, que o fato do governador não ter se manifestado não prejudica a avaliação do TRE. Segundo ele, caso o TSE ache necessário pode voltar a cobrar posicionamento de Ricardo com relação a isso.
Em seu voto, o juiz Breno Wanderley colocou como necessário o reforço das tropas federais em Campina Grande durante o 1º turno e também no 2º, caso a disputa para o governo do Estado venha a se estender. Acompanharam o relator os Eduardo José de Carvalho,Tércio Chaves, Sylvio Porto e os desembargadores João Alves e Saulo Benevides, presidente do TRE. Apenas o juiz Rudival Gama votou contra.
Comentários