POLÍTICA
TRE da Paraíba inscreve voluntários para apoio logístico nas Eleições 2020
Iniciativa objetiva ampliar a quantidade de colaboradores da Justiça Eleitoral de forma voluntária.
Publicado em 26/08/2020 às 16:31
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) está inscrevendo voluntários para atuarem no apoio logístico das Eleições 2020, que acontecem nos próximos dias 15 e 29 de novembro. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o órgão vai adotar um protocolo de biossegurança para diminuir o risco de contágio pela Covid-19.
>>> As inscrições podem ser feitas aqui.
Podem se inscrever para o voluntariado eleitores, que se apresentem espontaneamente à Justiça Eleitoral, colocando-se à disposição para prestar apoio aos trabalhos desenvolvidos nos Cartório Eleitorais e nos locais de preparação das urnas.
Não poderão se candidatar pessoas enquadradas nos seguintes perfis:
- Menores de 18 anos;
- Candidatos ou seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;
- Membros de diretórios de partidos, desde que exerçam função executiva;
- Autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do executivo;
- Os que pertencerem ao serviço eleitoral.
Os voluntários devem realizar atividades como montagem de seções, conferência de cadernos de votação, entrega de materiais, preparação de urnas e verificação de condições de acessibilidade dos locais de votação. Essas pessoas podem atuar de duas formas, no Apoio Logístico na Preparação das Urnas (ALPU) e Apoio Logístico na Votação e na Transmissão de Resultados (ALVT).
Os ALPUs vão atuar nos Núcleos de Voto Informatizado em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras durante a preparação das urnas. Eles devem auxiliar em atividades como limpeza, vistoria, lacração das urnas eletrônicas e na movimentação e arrumação dos locais.
Já os ALVTs vão prestar apoio às equipes dos Cartórios Eleitorais e dos locais de votação. Os voluntários serão alocados nos setores de instalação das seções e verificação das urnas eletrônicas, dando suporte às urnas durante o período de votação, transmissão de resultados e outras atividades. A atuação pode variar, à critério do Juiz Eleitoral.
Os convocados terão direito às folgas, previstas em Lei, e ao recebimento de um vale-alimentação para cada dia trabalhado. Outras informações informações podem ser obtidas junto ao TRE-PB aqui.
Comentários