POLÍTICA
TRE-PB vai reforçar cadastramento biométrico
Estado ocupa a pior posição na região Nordeste em relação ao cadastro de eleitores.
Publicado em 22/06/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:48
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba vai abrir 150 postos de trabalho para ampliar o atendimento aos eleitores que precisam realizar o recadastramento biométrico até março de 2014. A Paraíba é o Estado nordestino com o menor desempenho no recadastramento, com 7,49% da meta alcançada. Entretanto, de acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Leonardo Lívio, os dados referentes ao Estado são significantes, já que o TRE-PB “trabalha com uma meta ousada em relação aos demais Estados do país”.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 895.659 eleitores de 19 municípios paraibanos que precisam fazer a revisão eleitoral, 67.117 atualizaram o cadastro com dados biométricos. “A porcentagem não diz muito, já que a nossa meta chega próximo a um milhão de eleitores, enquanto a maioria dos Estados colocaram como meta algo em torno de 200 ou 300 mil”, explicou Leonardo Lívio. Depois de Alagoas e Sergipe, que já concluíram o cadastramento, a Paraíba será o terceiro Estado no Nordeste a alcançar o maior números de eleitores com dados biométricos.
O secretário lembrou que a contratação de pessoal prevista para o segundo semestre deste ano vai viabilizar a ampliação dos postos de atendimento e a criação de postos volantes no Estado. “Apesar de contarmos com a parceria dos órgãos públicos, nem sempre os servidores têm o perfil que precisamos e muitas vezes o processo acaba se tornando desgastante. A partir da contratação, teremos o encaminhamento de pessoas com o perfil adequado e tudo deve ficar mais fácil, inclusive para realizar mutirões no final de semana, já que o eleitorado tem o hábito de deixar para a última hora”, disse.
Comentários