icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TRE presta homenagens a Hermes Pessoa de Oliveira

Homenagem ao centenário de nascimento do ex-presidente do TRE reuniu magistrados e membros da família do desembargador.

Publicado em 07/06/2013 às 6:00


O desembargador Hermes Pessoa de Oliveira, falecido há 13 anos, foi lembrado na tarde de ontem, em solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A homenagem ao centenário de nascimento do ex-presidente do TRE reuniu magistrados e membros da família do desembargador, cuja vida foi relembrada pelo historiador e professor Humberto Cavalcanti de Mello. Filhos do desembargador, Moema Vilar de Pessoa e Hermes Pessoa Filho receberam as homenagens.

O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti, ressaltou a importância do magistrado para a Justiça Eleitoral.

“Aqui ele foi tudo: diretor geral, procurador regional eleitoral, juiz membro do TRE e desembargador presidente do TRE. Ele foi o único paraibano que ocupou todos os cargos e, para mim, de todos os feitos, o maior foi a construção de uma sede própria para o TRE, que funcionava em prédio alugado”, disse.

Para o filho do desembargador homenageado, Hermes Pessoa Filho, a lembrança à memória do pai trouxe um sentimento duplo.

“De satisfação em homenageá-lo e também de melancolia e tristeza por não tê-lo mais entre nós”, disse Hermes, que é professor da Universidade Federal da Paraíba e representou, na ocasião, a reitora da UFPB Margareth Diniz. Hermes Pessoa Filho também destacou o homem de espírito público que foi seu pai. “Além do TRE, que foi a casa dele, ele ocupou cargos importantes, como pró-reitor da UFPB, secretário de Estado, diretor da Saelpa, presidente da Cehap. Enfim, é esse exemplo que fica para a gente”, completou.

O historiador Humberto Cavalcanti também destacou o papel do desembargador Hermes na fundação da primeira Faculdade de Direito da Paraíba. "Ele foi um homem de muitas atividades - jurista, administrador renomado, dirigente de vários órgãos - mas o que eu mais destaco é a fundação da Faculdade de Direito. Ele viajou ao Rio, venceu inúmeros obstáculos e conseguiu finalmente autorização para o curso”, relatou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp