icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TRE prorroga prazo do cadastro biométrico

Medida deve tranquiliar os mais de 160 mil eleitores que ainda não fizeram a biometria em 98 municípios paraibanos

Publicado em 30/01/2016 às 8:00

Apesar de ter atingido a meta de 80%, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu não encerrar o recadastramento biométrico. A medida foi tomada na sessão da última sexta-feira (29) do pleno do TRE e de certa forma tranquiliza os mais de 160 mil eleitores dos 98 municípios, alvos da biometria, que poderiam ter seus títulos cancelados por não terem comparecido aos postos de recadastramento.

Com a decisão, os trabalhos vão prosseguir até o dia 18 de março, data limite prevista no cronograma estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Nos últimos dias a movimentação de eleitores foi intensa em várias cidades, até mesmo onde já houve o recadastramento biométrico, como em João Pessoa.

Em pelo menos 19 cidades, o recadastramento ficou abaixo de 80%: Pedra Branca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Bananeiras, Curral Velho, Cacimbas, São José de Caiana, Imaculada, Pedro Régis, Diamante, Cuitegi, Pilõezinhos, Borborema, Boa Ventura, Dona Inês, Curral de Cima, Desterro, Esperança, Araçagi e Itaporanga. Já os municípios de Riacho de Santo Antônio, Caraúbas e São José do Sabugi superaram os 90%.

Com a revisão que está sendo feita em 98 municípios, a Paraíba terá cerca de 2/3 do seu eleitorado identificado através de biometria. As primeiras cidades beneficiadas foram Cabedelo e Pedras de Fogo, que já puderam votar nas eleições de 2010 pelo novo sistema. Nas eleições de 2012 entraram mais duas cidades: Piancó e Santana dos Garrotes.

No pleito de 2014, os municípios de Aguiar, Boa Vista, Caiçara, Campina Grande, Capim, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Emas, Igaracy, Itapororoca, João Pessoa, Lagoa Seca, Logradouro, Mamanguape, Massaranduba, Mataraca, Nova Olinda, Olho d'Água, Serra da Raiz também passaram a adotar o voto biométrico.

O recadastramento é regulamentado pela resolução nº 23.335, do Tribunal Superior Eleitoral. O trabalho está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. Segundo dados de março de 2015, o Brasil já tem mais de 24,5 milhões de pessoas cadastradas biometricamente. Com o sistema, o país poderá criar o maior banco de dados de imagens de impressão digital existente no mundo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp