icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TRE recadastra eleitores para o voto biométrico

TRE lançou o calendário para realização do recadastramento dos eleitores em 19 municípios paraibanos. 

Publicado em 18/01/2013 às 6:00


Nas eleições de 2014 quase 32% dos eleitores paraibanos votarão biometricamente. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou resolução fixando um calendário para o recadastramento dos eleitores em 19 cidades, entre elas João Pessoa e Campina Grande, que são os dois maiores colégios eleitorais do Estado. O recadastramento biométrico tem como objetivo habilitar os eleitores para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais realizados pela Justiça Eleitoral.

“A biometria é um passo seguro para evitar qualquer tipo de fraude na eleição. É uma segurança muito grande para o eleitor e para a democracia”, afirmou o juiz Miguel de Britto Lyra, corregedor do TRE. Nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Mamanguape, os trabalhos de recadastramento começarão no dia 4 de fevereiro e terminam no dia 21 de março de 2014.

Já nas cidades de Aguiar, Boa Vista, Caiçara, Capim, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Emas, Igaracy, Itapororoca, Lagoa Seca, Logradouro, Massaranduba, Mataraca, Nova Olinda, Olho D´Água e Serra da Raiz, a revisão do eleitorado terá início no dia 1º de abril, com término no dia 21 de março de 2014. Nas eleições passadas apenas 2,2% dos eleitores paraibanos votaram por meio da biometria. Os municípios contemplados com o sistema são Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes.

O objetivo do uso da biometria nas eleições é conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Em 2013, mais de 300 municípios de 14 Estados do país e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, começarão a realizar o recadastramento biométrico de seus eleitores com foco nas Eleições Gerais de 2014. Até o momento, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já foram submetidos à revisão eleitoral com coleta de dados biométricos e já utilizaram a nova tecnologia nas eleições municipais de outubro. A expectativa do TSE é que, até 2018, todos os eleitores do país sejam identificados pelas impressões digitais nas eleições.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp