POLÍTICA
TV Cabo Branco define debate
Regras do debate entre prefeitáveis, que será realizado no dia 4 de outubro na TV Cabo Branco, são definidas com representantes das coligações.
Publicado em 30/08/2012 às 6:00
Representantes dos candidatos a prefeito de João Pessoa participaram ontem de reunião com a direção da Rede Paraíba de Comunicação para definir as regras que serão utilizadas no debate da TV Cabo Branco, que será realizado no dia 4 de outubro, logo após a novela Avenida Brasil, da Rede Globo. No último embate entre os prefeitáveis antes das eleições, devem participar os cinco candidatos que possuem representação na Câmara Federal: Cícero Lucena (PSDB), Estelizabel Bezerra (PSB), José Maranhão (PMDB), Luciano Cartaxo (PT) e Renan Palmeira (PSOL).
O debate terá quatro blocos de discussão - um com perguntas de tema determinado e outro com perguntas de tema livre - e um quinto para as considerações finais. Dentre os temas que serão abordados estão: orçamento municipal, saúde, creche, educação fundamental, transporte, trânsito, segurança pública, lixo, iluminação pública, lazer, plano diretor, pavimentação, ordem urbana, emprego e habitação.
As perguntas serão feitas de candidato para candidato, apenas com a condução do mediador do debate. A ordem das perguntas se dará de acordo com as regras elaboradas pelo matemático Oswald de Souza, para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez por bloco.
Conforme explicou o superintendente da Rede Paraíba, Guilherme Lima, a ideia é fazer um debate baseado em perguntas entre candidatos, com ênfase no aprofundamento do programa de governo de cada um. “O mediador terá um papel importante de conduzir o debate, de acordo com as regras definidas em comum acordo com todos os representantes dos candidatos a prefeito de João Pessoa”, afirmou.
Guilherme Lima lembrou ainda que se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa com sua identificação. “Nas rodadas, um candidato pode escolher o candidato ausente e contar ao público, em 30 segundos, a pergunta que faria, se o candidato estivesse presente, e escolher um dos candidatos presentes para fazer outra pergunta.
Para a editora regional da TV Cabo Branco, Ana Viana, o importante é que os candidatos mantenham o bom nível do debate para que não seja necessária a utilização de recursos como o direito de resposta ou o corte do áudio do candidato que esteja agredindo verbalmente o adversário. “Em nenhuma hipótese a pergunta ou comentário poderá conter ofensas pessoais ou agressões ao candidato ausente. O mediador será rígido com abusos e é preciso que os candidatos estejam bastante orientados para utilizar melhor o tempo, que é tão precioso, apresentando à população suas propostas para a cidade”, disse.
O advogado Walter Agra, que representa o candidato do PSDB, disse que a expectativa com o debate da TV Cabo Branco cresce a cada dia. “Este é o principal, pois acontece três dias antes da eleição. Estaremos presentes e aproveitando todos os espaços que nos forem dados para mostrarmos nossas propostas”, afirmou.
A mesma opinião tem o advogado Daniel Moura, que representa a candidata Estelizabel Bezerra, e a coordenadora da campanha de Luciano Cartaxo, Andreia Barros. “O debate da Cabo Branco é tradicionalmente o de maior repercussão e estaremos presentes”, confirmaram. O vice candidato do PSOL, Leonardo Padilha, e o advogado do PMDB, Raoni Vita, também confirmaram, respectivamente, as presenças de Renan Palmeira e José Maranhão.
Comentários