POLÍTICA
Unicef promove Encontro Estadual de Mobilização de Adolescentes em Campina Grande
Durante os quatro dias de eventos, adolescentes de 80 municípios paraibanos estiveram na cidade.
Publicado em 07/09/2019 às 9:52 | Atualizado em 08/09/2019 às 12:55
Meninas e meninos de 80 municípios paraibanos estiveram em Campina Grande para participar do Encontro Estadual de Mobilização de Adolescentes do Selo UNICEF, que acontece desde a última terça-feira (03) até esta sexta-feira (06). Temas como inclusão escolar, combate ao racismo, direito ao esporte, alimentação saudável e saúde sexual serão debatidos.
A iniciativa visa garantir a participação de crianças e adolescentes nas discussões sobre os direitos e as políticas governamentais destinadas a esse público nos municípios brasileiros. A programação também conta com oficinas, como a de Design Thinking, que procura fomentar o pensamento criativo e a ação focada na identificação e resolução de problemas do cotidiano.
Nesta edição, o Selo UNICEF propõe a criação do núcleo de cidadania de adolescentes (NUCA), que tem reunido adolescentes de 12 a 17 anos de idade. O grupo irá discutir temas importantes para o desenvolvimento municipal e para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, além de implementar ações junto com organizações locais e a gestão pública municipal.
O estudante Alencar Souto, de 17 anos, que mora na cidade de Nova Palmeira e veio à Campina Grande para participar do Encontro Estadual de Mobilização de Adolescentes do Selo UNICEF. Para ele, a experiência vivida no evento tem sido incrível pela oportunidade de ouvir várias pessoas de diferentes etnias e gêneros que também participam do Selo e demonstram através das atividades a força do jovem brasileiro.
"Eu aprendi que o jovem deve ter ação dentro de seus devidos direitos, voz diante de uma sociedade tão julgadora e preconceituosa, e principalmente, conseguir estabelecer uma voz dentro da cidade. Vou mostrar aos outros integrantes do grupo que é possível por em prática os desafios, e que a cada dia pode se estabelecer metas pra serem cumpridas dentro do núcleo de forma ativa.", comentou Alencar.
Já Fernando Soares, da cidade de Sapé, esteve no lugar dos adolescentes e hoje é um dos mobilizadores do Selo UNICEF em seu município. Ele conta que foi inspirado por um psicólogo, e como já trabalhava em projetos sociais desenvolvidos na cidade, passou a ser mobilizador. "Quando ele conheceu o Selo, me indicou para ser um dos mobilizadores, assim que atingi 18 anos. Na época eu já trabalhava com crianças e adolescentes através dos projetos sociais que existem dentro do município, e ganhei destaque e fui indicado para de tornar mobilizador.", comentou Fernando.
Em Sapé, o jovem e a equipe de seu núcleo realiza atividades com psicólogos, juízes, promotores, através de palestras sobre políticas públicas. O trabalho conseguiu criar uma rede de 36 escolas do municípios, e todas as escolas têm acesso as ações que os adolescentes desenvolvem. Para ele, conhecer a linguagem dos adolescentes é difícil, mas é um trabalho que tem recompensa. Sobre o encontro, Fernando explica que apesar de já ter participado de outras edições, tudo é novidade. "Parece que estou começando tudo de novo, porque tudo que a gente aprende aqui é novidade, e eu pretendo levar isso de volta pra minha cidade pra que eu possa trabalhar em conjunto."
O Oficial de Educação do Unicef no Brasil, Sidney Vasconcelos, salientou que a iniciativa visa alimentar ainda mais o debate sobre a participação de adolescentes no processo democrático. "O grande propósito é reunir os municípios do Selo UNICEF na Paraíba é promover a troca, o intercâmbio de experiências e fazer com que os adolescentes presentes possam fortalecer ainda mais a participação deles no poder dos municípios, e fazer com que eles tenham vez e voz na criação e implementação de políticas públicas voltadas a essa faixa etária.", comentou Sidney.
Sidney ainda explicou que as cidades que recebem a ação são as que conseguem melhorar nos indicadores sociais e garantir qualidade de vida pra seus meninos e meninas. Somente na Paraíba, 169 cidades estão envolvidos na iniciativa, juntamente com parceiros, como o Consulado Geral do Reino Unido. O evento acontece no Hotel Slaviero Essencial, que fica na Rua Senador Alencar Guimarães, 50, Centro.
No Brasil inteiro, o Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram o compromisso, junto ao UNICEF, de implantar políticas públicas que objetivam reduzir desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente (ECA).
Comentários