icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Urnas para o 2º turno começam a ser instaladas em João Pessoa

Em todo o Estado, serão distribuídas 10.865 urnas, das quais 9.541 serão utilizadas e 1.324 ficarão de reserva para o caso de acontecer alguma eventualidade.

Publicado em 24/10/2014 às 12:16

As escolas públicas estaduais e municipais de João Pessoa começaram a receber hoje as primeiras urnas eletrônicas. Em todo o Estado, serão distribuídas 10.865 urnas, das quais 9.541 serão utilizadas e 1.324 ficarão de reserva para alguma eventualidade. Após a instação dos equipamentos nas seções, as escolas ficarão fechadas sob a guarda da polícia militar, que garantirá a segurança das seções eleitorais até o próximo domingo.

Em João Pessoa, apenas a 1ª Zona Eleitoral iniciou a instalação das urnas hoje e uma das escolas que receberam os equipamentos foi o Lyceu Paraibano. Lá, de acordo com a coordenadora da segunda equipe de montagem da 1ª Zona Eleitoral da capital, Valnia Veras, há seis seções eleitorais. No local, além de instalar os equipamentos também está sendo feita a verificação do funcionamento dos pontos de votação.

“Na verdade nós iniciamos os trabalhos ontem, com a limpeza das escolas públicas, que pararam as aulas ontem para começarmos a preparar os pontos de votação. Hoje nós estamos realizando a instalação. Nesse momento, ligamos a urna, verificamos a hora, a zona, e se corresponde ao segundo turno”, explicou, pontuando que, em caso de alguma informação errada, o setor de tecnologia é informado para que haja o reparo ou a troca imediata do equipamento.

Após a montagem dos locais, as salas são fechadas e todos os funcionários que ainda estejam na escola são retirados, ficando esta apenas sob a responsabilidade da Polícia Militar, conforme o coordenador de planejamento da PM, coronel Montgomery Silva. De acordo com ele, são dois homens por escola e estes ficarão realizando a vigia dos locais até o dia do pleito.

“As seções só serão entregues no domingo ao presidente da mesa de votação. Estamos obedecendo um cronograma estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral”, afirmou. “Após entregarmos os locais de votação para os mesários, os policiais militares se afastarão a uma distância de 100 metros das escolas para dar cobertura e segurança ao pleito. 50% do efetivo será totalmente empenhado no pleito”, complementou.

Na Capital, 74 escolas e um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) foram disponibilizados à Justiça Eleitoral para a realização do segundo turno das eleições. Assim sendo, um total de 52 mil alunos estão sem aulas desde ontem e as retomarão apenas na segunda-feira. Apesar desse espaço de tempo longe das salas de aula, a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação e Cultura da capital (Sedec) garantiu que tudo foi previamente planejado e não haverá nenhum prejuízo de conteúdo para os estudantes, que irão repor esses dias posteriormente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp