POLÍTICA
"Vão julgar pelo trabalho, seriedade, transparência e ética", diz Romero
Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB) faz balanço sobre a gestão e planos para último ano de seu governo.
Publicado em 10/01/2016 às 12:00
No último ano da atual gestão, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), vai focar o trabalho na conclusão de obras habitacionais, mobilidade, urbanização, implantação do Jardim Botânico e consolidação do complexo empresarial Aluízio Campos de olho na campanha pela reeleição.
Ele diz que está cumprindo as promessas de campanha, usando os recursos públicos honestamente e não teme as cobranças dos adversários. “Na hora do julgamento (eleições), de forma espontânea, as pessoas vão julgar pelo trabalho, seriedade, transparência e ética, pois a população está cobrando o respeito ao erário público”, assinalou o tucano em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA.
2015 de crise
“A crise foi geral, prejudicou todas as administrações brasileiras. Fizemos esforço, cortamos na própria carne, com a redução do meu salário, do vice-prefeito e secretários, reduzimos hora extra, diárias, gratificação, locação de veículos, gastos com combustível, energia e água para tentar se adequar minimamente a esta realidade brasileira. Também houve a diminuição de fluxo de investimentos”.
Empregos
“Em 2015, mesmo diante da crise, focamos no fortalecimento da economia, geração de emprego na cidade, na questão do polo comercial do Complexo Aluízio Campos, parceria com a iniciativa privada como a Alpargatas, tanto no acesso quanto na área para estacionamento, proporcionando a criação de mil e quinhentos novos empregos. Houve ainda o aprofundamento da parceria com empresa de call center e possibilidade de contratação de mil e duzentas vagas. Essas ações permitem que o ICMS circule mais fortemente na cidade. Também estamos investindo na construção civil com a edificação de quatro mil e cem casas naquele complexo. Somente na obra são mais de setecentas pessoas trabalhando. Os eventos, a exemplo do Maior São João do Mundo, permitiram a geração de emprego e renda."
Obras em 2016
"Estamos trabalhando focado nas obras de mobilidade urbana, conseguimos avançar em obras nesse setor, como a duplicação da Argemiro de Figueiredo, construção da Alça Leste - nas últimas décadas é a maior intervenção de mobilidade e infraestrutura imobiliária, são 8 km de pavimentação em uma avenida duplicada, como todo o projeto de iluminação e sinalização. Conseguimos avançar na questão de recapeamento no projeto da Avenida Portugal, fizemos o acesso ao bairro das Cidades, binários no bairro do Catolé, várias ruas no bairro da Conceição, entre outros. Ao todo, foram mais de 250 ruas pavimentadas em paralelepípedos e asfalto".
Promessas
“Na realidade, nós nos comprometemos com questão da entrega dos medicamentos em casa. Estamos na fase de conclusão do centro de distribuição de medicamentos, na Avenida Cônsul Noujaim Habib. Primeiro estamos trabalhando na parte de infraestrutura e em no máximo quatro meses a obra será concluída e será iniciada a distribuição. A promessa está sendo cumprida por etapa. Já os restaurantes populares não foram compromisso nosso. Eles estavam fechados desde novembro de 2012, talvez por falta de recursos, como também as cozinhas comunitárias, deixando muitos débitos com fornecedores e ensejando demandas jurídicas no âmbito do Fome Zero. Recentemente, um ex-secretário de Obras foi condenado e teve a prisão decretada por três anos e seis meses. De toda forma, nós conseguimos revitalizar o restaurante do Distrito dos Mecânicos e deve começar a funcionar até fevereiro."
Cobranças
“Estou com a consciência tranquila porque o que foi possível foi feito, mesmo diante de toda essa crise. Estamos conseguindo empreender a maior obra de toda a história de Campina Grande que é o complexo habitacional Aluízio Campos, cujo valor financeiro da obra é de R$ 300 milhões. Somando talvez as duas administrações anteriores, o Aluízio Campos deve superar todos os investimentos das duas últimas administrações do passado recente de Campina Grande. Praticamente, estamos construindo uma nova cidade com quatro mil e cem casas, três creches, duas escolas, dois postos de saúde, uma academia e um Cras. Vamos também implantar o segundo parque na área onde funcionou o Hospital João Ribeiro, na Liberdade, bem como o Jardim Botânico, no Sítio Louzeiro, além da inauguração da segunda policlínica".
Governos
“Com o governo federal, temos parcerias em obras habitacionais e de mobilidade urbana que são importantes para Campina Grande e agradecemos. Com o governo do Estado, as parcerias não ocorreram, lamentavelmente. No entanto, esperamos ainda ocorrer neste ano".
Julgamento eleitoral
“A população tem autonomia e independência. Nós não vamos chantagear quem quer que seja no sentido de fazer a definição em relação à escolha para as eleições deste ano com vistas aos próximos quatro anos. O que foi possível ser feito foi executado, o esforço continua para atender a todas as demandas da sociedade campinense. Na hora do julgamento (eleições), de forma espontânea, as pessoas vão julgar pelo trabalho, seriedade, transparência e ética, pois a população está cobrando o respeito ao erário público".
Comentários