icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Veneziano entrega a ministra propostas para desenvolver pesca em CG

Durante o encontro, foram discutidas parcerias e a viabilização de projetos nas áreas de pesca artesanal e de piscicultura no município.

Publicado em 07/06/2011 às 21:22

Da Codecom-CG

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, recebeu na tarde desta terça-feira (7), no salão nobre do Palácio do Bispo, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. Durante o encontro, foram discutidas parcerias e a viabilização de projetos nas áreas de pesca artesanal e de piscicultura no município. O prefeito entregou à ministra um documento com propostas de projetos e ações para o desenvolvimento da pesca e aqüicultura no município.

Além da ministra e do prefeito, a reunião contou com as presenças de várias autoridades, entre elas Gonzaga Júnior (superintendente da Pesca e Aqüicultura da Paraíba); Hermano Nepomuceno (secretário Executivo do prefeito); Ivaldo Moraes (chefe de Gabinete); João de Deus (secretário de Agricultura da PMCG), deputado estadual Anísio Maia (PT) e o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares. Também compareceram os vereadores Nelson Gomes Filho, Laelson Patrício e Rodolfo Rodrigues, além de Perón Japiassú (coordenador do PAC em Campina Grande).

As propostas da PMCG fazem parte de um conjunto de empreendimentos socioeconômicos voltados para a cadeia produtiva pesqueira, com a meta de beneficiamento de pessoas já envolvidas na atividade de pesca, bem como os demais interessados da região, através da produção e comercialização do pescado produzido em lagoas e açudes no município de Campina Grande.

O projeto encaminhado à ministra Ideli Salvatti visa beneficiar, sobretudo, os Distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, localidades com a presença de lagos e açudes, com projetos de desenvolvimento da piscultura ou com grande capacidade de receber ações substanciais de fortalecimento da estrutura produtiva pesqueira. Um dos destaques desse desafio é o Açude José Rodrigues, situado em Galante, com uma capacidade de mais de 22 milhões metros cúbidos de água.

Segundo o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, a PMCG, através da recém-criada Secretaria de Agricultura, tem buscado o fomento de projetos e ações que consolidem um conjunto de políticas públicas voltadas para programas estruturantes da cadeia produtiva pesqueira no município. Estas ações envolvem o funcionamento de centros integrados de pesca artesanal e de aqüicultura; a alfabetização de pescadores cadastrados no Registro Geral da Pesca e a compra de tanques-redes.

“De fato, com o apoio do Ministério da Pesca, conforme foi assegurado pela ministra Ideli Salvatti, conquistaremos o fortalecimento da piscicultura, pois Campina Grande, conforme ela mesma frisou durante a reunião, é o segundo maior mercado consumidor de tilápias do Nordeste, perdendo, apenas, para Fortaleza. Esperamos, então, viabilizar ações como a compra de equipamentos e a própria formação de pessoal, numa ação que também deverá envolver os Ministérios da Integração, Educação e Ciência e Tecnologia”, afirmou o prefeito.

O prefeito campinense elogiou a ministra pela sua disposição em visitar Campina Grande para formular parcerias, ressaltando também a importância da recém criada Secretaria de Agricultura em “estar vinculando propostas e projetos de trabalho aos editais já publicados pelo Ministério da Pesca”.

Por sua vez, a ministra garantiu apreciar e envidar todos os esforços possíveis para estruturar melhor e expandir a cadeia produtiva no município de Campina Grande. “O município já é um referencial do consumo de tilápias. O que é preciso, agora, é melhorar ou ampliar a cadeia produtiva. Precisamos ativar centros de produção de alevinos e outras iniciativas muito importantes. Por isso, aqui estivemos para ouvir as reivindicações da prefeitura municipal e formular parcerias, o que também estamos fazendo em outros Estados e municípios do país, especialmente do Nordeste”, garantiu Ideli Salvatti.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp