POLÍTICA
Vereador cobra nomeação de mulheres para a Guarda Municipal
Vereador Lucas de Brito cobrou a nomeação de 29 mulheres que passaram no concurso da guarda municipal.
Publicado em 20/08/2014 às 8:55
Em pronunciamento da tribuna da Câmara, o vereador Lucas de Brito (DEM) fez um apelo ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, para que proceda a nomeação das 29 mulheres que passaram no concurso da Guarda Municipal. “São mulheres que compraram seu fardamento, investiram no seu curso de formação, que deixaram suas ocupações e empregos anteriores para estarem presentes nos dois turnos da formação. São mulheres que foram utilizadas em eventos festivos para realizarem os serviços de guarda, como no Réveillon e nos eventos de Natal de João Pessoa, e que esperam trabalhar, mas sem previsão de quando”, comentou.
O parlamentar explicou que, legalmente, 70% dos integrantes da Guarda Municipal têm que ser de um sexo e 30% de outro. “Então, pelo menos 30% dos guardas civis de João Pessoa precisam ser de mulheres, já que a maioria é de homens. Além disso, essa quota ainda não foi atingida”, afirmou.
Lucas de Brito também lembrou que os serviços prestados pelas empresas de vigilância armada com o Grupo de Ações e Defesa Intensa (Gadi) e a Kairós, totalizaram R$ 10 milhões de gastos da Prefeitura no ano passado. “Se hoje a segurança nas praças, prédios públicos e outros equipamentos municipais é feita por vigilância armada, por qual motivo não são nomeadas as últimas 29 mulheres concursadas para a Guarda Municipal?”.
O vereador ainda questionou divergências nas três turmas de formação para a Guarda Municipal. “Houve três até agora, e os critérios de avaliação para todas foram distintos; inclusive, formados nas turmas anteriores chegaram a dar aula e avaliarem a terceira turma. Como é que os próprios concorrentes avaliam seus outros concorrentes? O serviço precisa de mais guardas e as vagas existem. O prefeito disse que nomearia mil e já nomeou aproximadamente 400”, observou.
Comentários