POLÍTICA
Vereador de Pombal quer reduzir 'regalia'
Aumento do período de férias de seis meses dos vereadores na cidade de Jericó repercutiu em várias Câmaras Municipais.
Publicado em 14/07/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:30
O aumento do período de férias de seis meses dos vereadores na cidade de Jericó repercutiu em várias Câmaras Municipais, estimulando propostas pela redução do recesso. É o caso de Pombal, também no Sertão. Na volta do recesso em agosto, o vereador Gilberto Ismael Lacerda (PMDB), mais conhecido como Beto Xau, vai propor a abreviação das férias de quatro meses por ano para dois meses, diminuindo a 'regalia'.
De acordo com o peemedebista, essa já era sua intenção desde a última legislatura, porém esbarrou no que ele chamou de ‘falta de interesse’ de alguns colegas em aprovar a alteração no regimento interno. “Não é justo que parlamentares folguem quatro meses ao ano, comparando-se à realidade do trabalhador brasileiro”, assinalou Beto Xau, que está disposto a pedir ajuda até à Igreja.
PADRE
Na legislatura passada, em Belém, no Brejo paraibano, o pároco da cidade mobilizou toda a população e conseguiu reduzir de seis para três meses as férias dos vereadores locais. Para o padre Marinaldo Flor da Silva, o recesso parlamentar de seis meses na Câmara era uma afronta aos trabalhadores, que trabalham um ano inteiro e têm 30 dias de férias, e uma vergonha para Belém.
O religioso chegou a convocar os fiéis e a população de Belém para participar de uma sessão na Câmara para cobrar a colocação do projeto em pauta, reduzindo as férias dos vereadores para três meses. Diante da pressão, a proposta foi aprovada.
Comentários