icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Vereadores de Bayeux aceitam denúncia contra Berg Lima

Berg Lima também foi denunciado pelo MPPB, acusado de corrupção passiva.

Publicado em 17/07/2017 às 17:42

Os vereadores da Câmara Muncipal de Bayeux decidiram, por unanimidade, nesta segunda-feira (17), aceitar a denúncia contra o prefeito afastado Berg Lima (Podemos). Com a abertura de processo de cassação do mandato do prefeito, foi constituída uma comissão que vai analisar a denúncia feita pelo vereador Adriano Martins (PMDB) de improbidade administrativa.

Berg Lima encontra-se afastado do cargo desde o dia 6 de julho, quando foi preso após ser flagrado enquanto cobrava propina de um fornecedor do município. O ex-gestor também denunciado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) pelos crimes de corrupção passiva e concussão (recebimento de vantagem indevida).

Após recebida a denúncia foi formada uma Comissão processante, definida através de sorteio entre 16 vereadores, formada pelos vereadores 'Lico' (PSB), 'Netinho' (PSD) e Roni Alencar (PMN). O presidente da referida Comissão, Roni Alencar, iniciará os trabalhos dentro de cinco dias, notificando Berg Lima com a remessa da cópia da denúncia e documentos que a instruem para que num prazo de 10 dias apresente por escrito defesa prévia, indique as provas que pretende produzir e arrole testemunhas. A relatoria coube ao vereador Lico.

Segundo o rito previsto no Decreto-Lei 201/67, no Regimento da Câmara, Lei Orgânica Municipal e jurisprudências, decorrido esse prazo, a Comissão processante emitirá, em cinco dias, parecer opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia - o qual neste caso, será submetido ao plenário da Câmara Municipal. Caso a Comissão opine pelo prosseguimento, o presidente designará desde logo o início da instrução e determinará os atos, diligências e audiências que se fizerem necessários para o depoimento do denunciado e inquirição de testemunhas.

Prefeito Preso

Berg Lima (Podemos) foi preso no dia 5 de julho, após ser filmado recebendo R$ 3,5 mil de um fornecedor do ramo de alimentos da prefeitura. O gestor teria cobrado propina da ordem de R$ 11,5 mil para saldar dívidas da gestão passada com o denunciante. O dinheiro foi pago de forma fracionada e o último ocorreu justamente no episódio filmado. Nas imagens, Berg Lima ligava para uma servidora, logo após receber o dinheiro, dando ordens para a liberação dos pagamentos. Na audiência de custódia, o juiz Aluísio Bezerra decidiu pela prisão preventiva do prefeito. Ele também foi afastado temporariamente do mandato por decisão judicial.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp