POLÍTICA
Vereadores se reúnem para discutir orçamento de 2010 segunda-feira
Oposição e situação não entraram em acordo, pela primeira vez na história política da câmara, a peça orçamentária terá que ser votada no ano subsequente.
Publicado em 02/01/2010 às 17:16
George Wagner
Os vereadores da Câmara Municipal de Sousa irão se reunir nas próximas quarta (6) e sexta-feira (8) para debater e votar o projeto que trata do orçamento municipal para o ano de 2010.
As bancadas de oposição e situação não entraram em acordo com relação a apresentação de emendas e a peça orçamentária pela primeira vez na história política da câmara terá que ser votada no ano subsequente.
O vereador Denis Formiga (PMDB), que presidente a Casa Otacílio Gomes de Sá, já encaminhou convocação aos parlamentares que integram o legislativo para estarem presentes nas próximas duas sessões extraordinárias. Apesar da convocação extemporânea, nenhum vereador receberá qualquer tipo de compensação financeira para retornar neste inicio de ano ao trabalho.
Orçamento
O orçamento para 2010 está estimado em mais de setenta e um milhões de reais com gastos e investimentos previstos para setores importantes do município, como saúde, educação, transporte, esporte, ação social, entre outros.
No final do ano passado, os vereadores que integram a bancada de oposição resolveram apresentar nove emendas individuais e uma emenda de bancada ao projeto originário enviado a câmara pelo prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PTB).
Em contrapartida, os cinco vereadores que integram a base governista na câmara municipal apontaram uma série de irregularidades acerca das emendas apresentadas e uma delas seria o não cumprimento do prazo regimental para que as propostas fossem votadas no plenário.
Com essa tese a bancada do prefeito Tyrone sugeriu a presidência da casa que a emendas fossem imediatamente arquivadas e o projeto orçamentário do executivo fosse votado nas últimas sessões ordinárias do mês de dezembro.
Divergências
A polêmica aumentou, quando o presidente da câmara, vereador Denis Formiga (PMDB) que integra a bancada de oposição, não aceitou a sugestão da base governista e resolveu redistribuir as emendas, dando prazo de dez dias para que as mesmas fossem analisadas pelas comissões de redação e constituição e justiça.
Imediatamente veio a retaliação, o vereador Aldeone Abrantes (PTB), líder do governo na Câmara, já mandou o recado e disse que “a orientação da liderança do governo é no sentido de derrotar as emendas que irão a plenário”.
Os embates entre oposição e situação na câmara de Sousa estão marcados para os dias seis e oito de janeiro. Enquanto isso, o município de Sousa ainda não tem orçamento para o ano de 2010.
Comentários