icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Vereadores têm até seis meses de férias no interior da Paraíba

Imagine você trabalhar seis meses por ano e neste período participar apenas de quatro sessões por mês na Câmara Municipal.

Publicado em 26/07/2009 às 9:54

Josusmar Barbosa
Do Jornal da Paraíba

Imagine você trabalhar seis meses por ano e neste período participar apenas de quatro sessões por mês na Câmara Municipal que duram em média três horas e receber um salário de R$ 1.513,00. Esta jornada de trabalho é privativa dos nove vereadores do município de Serra Redonda, no Agreste paraibano. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os parlamentares estão livres do plenário da Casa. No período de março, abril e maio, eles participam das sessões. Depois, entram de novo de férias - junho, julho e agosto.

Nessa estatística, não se leva em conta os feriados e as sessões não realizadas por falta de quórum.

O presidente da Câmara, Tarcizo de Andrade (PMDB), explica que o trabalho dos vereadores não se resume ao plenário. “Eu estou todo dia dando expediente na Câmara, além de visitar os bairros e a zona rural diariamente e tentar solucionar os problemas ou encaminhar os pleitos da população”, explicou.

O chefe do Legislativo acrescentou que tramita um projeto de resolução na Câmara para reduzir o recesso legislativo para três meses, todavia, não foi definida a data da votação. Serra Redonda tem mais de 7,6 mil habitantes.

Várzea

Com cerca de 2,5 mil habitantes, o município de Várzea tem uma Câmara que trabalha praticamente no mesmo ritmo do Legislativo de Serra Redonda. O vereador Windson Amaral (PSDB) revela que há dois recessos parlamentares. O primeiro vai de 20 de novembro a 16 de fevereiro e o segundo de 18 de maio a 1º de agosto, o que ultrapassa cinco meses de férias gozadas.

O parlamentar ganha R$ 1,8 mil por mês e participa de quatro sessões ordinárias. Ao todo, são realizadas 26 sessões por ano.
O tucano esclarece que o trabalho do vereador vai além do plenário. Segundo ele, nos dias da semana em que não há sessões e no recesso parlamentar os vereadores estão em contato com a população para saber dos problemas e lutar para solucioná-los. A Câmara Municipal de Várzea é composta por nove vereadores, que também planejam reduzir o recesso.

Leia a matéria completa na edição deste domingo do Jornal da Paraíba

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp