POLÍTICA
Vital é cotado para presidência do Senado
Atual vice-líder do PMDB no Senado, Vital do Rêgo ganhou ainda mais musculatura política ao presidir a Comissão Mista de Orçamento.
Publicado em 15/01/2012 às 11:00
Em 1987, Humberto Lucena assumiu a presidência do Senado, retornando no biênio 1993-1994. É de sua autoria, por exemplo, a emenda de manutenção do presidencialismo no Brasil na Constituição de 1988. Antônio Mariz também ocupou o posto maior da Casa. Tirando essas duas exceções, a bancada paraibana tem a fama de não ser tão articulada no Congresso.
Porém, este ano mais um paraibano está sendo cotado pela imprensa nacional para assumir a Câmara Alta, na sucessão de José Sarney (PMDB), em 2013. Esse outro peemedebista que poderá se candidatar para galgar esse degrau é o campinense Vital do Rêgo Filho, considerado até por especialistas como uma “estrela em ascendência”.
Diante da facilidade de articulação de Vital do Rêgo e das responsabilidades assumidas por ele no Congresso, à frente de temas polêmicos de impacto em todo o país, a imprensa nacional começou a especular a possibilidade do peemedebista paraibano assumir o atual posto comandado pelo maranhense José Sarney, do mesmo partido. Outro nome apontado pela mídia como possível sucessor é o de Renan Calheiros (PMDB-AL).
Atual vice-líder do PMDB no Senado, Vital do Rêgo ganhou ainda mais musculatura política ao presidir a Comissão Mista de Orçamento e ao assumir a relatoria do projeto de lei da redistribuição dos royalties do pré-sal. A imprensa nacional chegou a ressaltar que o peemedebista paraibano já teria começado a articular sua candidatura a presidente do Senado.
Nos últimos dias, a mídia do país também apontou os supostos nomes que, no seio peemedebista, poderiam assumir a frente do Senado. Além de Renan Calheiros e Vital do Rêgo Filho, na fila dos supostos pré-candidatos aguardando o aval de Sarney, estaria ainda o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Há um consenso na imprensa especializada de que a tendência seria mesmo do PMDB indicar o sucessor de Sarney. Porém, até o nome do petebista Fernando Collor (PTB-AL) foi citado como uma das opções fora da legenda. Depois de Renan Calheiros, o nome de Vital do Rêgo seria o que mais estaria subindo na “bolsa de apostas” em Brasília.
Comentários