icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Votação de MPs adiada mais uma vez na AL

 Ausência de dois deputados, levou bancada da situação a obstruir a pauta e votação de MP's foi novamente adiada. 

Publicado em 22/03/2012 às 6:30


A ausência de dois deputados da situação adiou novamente a votação das Medidas Provisórias 184 e 185 na Assembleia Legislativa da Paraíba. Para evitar uma nova derrota, o líder do governo na Casa, Hervázio Bezerra (PSDB), apresentou um pedido de obstrução da pauta, adiando a apreciação dos textos em plenário. “A Assembleia tem bancadas divididas ao meio e qualquer desfalque leva à derrota”, reconheceu Hervázio.

A decisão do tucano foi gerada pela ausência de dois deputados da base: José Aldemir e Branco Mendes, ambos do Democratas e com problemas de saúde. Sem a presença da maioria, a apresentação do requerimento para adiar a votação foi inevitável para os governistas. “É um recurso regimental totalmente democrático. Na próxima quarta-feira (28) vamos colocar nossa força máxima com 19 parlamentares para garantir a votação”, garantiu o líder.

A manobra da bancada de situação foi encarada com naturalidade pelos oposicionistas. “É de comum acordo que a oposição tem direito a uma obstrução e a situação tem direito a outra. Só que não vamos poder mais ter obstrução. Vamos discutir e votar, e cada deputado que vote de acordo com sua consciência”, garantiu o líder da oposição, André Gadelha (PMDB).

Apesar do adiamento das votações, o parlamentar comemorou o gesto da situação a quem atribuiu uma derrota na sessão de ontem. “O governo não conseguiu botar sua bancada de sustentação para votar e pressentindo que teria mais uma derrota obstruiu a pauta. A oposição saiu vencedora mais uma vez na manhã de hoje”. Na semana passada, os oposicionistas é que pediram a obstrução, sem precisar se retirarem do plenário para quebrar o quórum. Apesar da promessa das duas bancadas para que a votação ocorra na próxima semana, o deputado Frei Anastácio (PT) disse que vai pedir o adiamento para depois da Semana Santa.

A Medida Provisória 184 trata do percentual obrigatório de 20% para preenchimento de cargos comissionados por servidores do quadro efetivo da administração do Poder Executivo e teve parecer inconstitucional da Comissão de Constituição e Justiça.

Já a Medida Provisória 185 estabelece o reajuste e a data base dos servidores, além de suspender os efeitos da Lei do Subsídio, atingindo os salários dos fiscais da Receita. Ela foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, mas com uma emenda modificativa, de autoria do presidente da CCJ, deputado Janduhy Carneiro (PPS).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp