icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Votação do orçamento de 2011 do Estado vira impasse na Assembleia

Governo não vê com bons olhos adiamento da votação do Orçamento para janeiro. Ricardo Coutinho pediu suspensão da apreciação, mas a base governista não quer aceitar.

Publicado em 30/11/2010 às 8:22

Aline Lins
Do Jornal da Paraíba

O Governo do Estado não vê com bons olhos o adiamento para janeiro próximo, na Assembleia Legislativa da Paraíba, da votação do Orçamento para o exercício de 2011 (Lei Orçamentária Anual – LOA). A suspensão do processo de apreciação na Casa foi pedida pelo governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), na semana passada, mas a base governista não está disposta a acatar a proposta. O presidente Ricardo Marcelo pretende reunir colégio de líderes para decidir a questão.

O próprio governador José Maranhão (PMDB), ontem, deu a sinalização contrária ao pleito de Ricardo Coutinho aos parlamentares. Durante entrevista no Palácio da Redenção, Maranhão chegou a tachar o pedido de adiamento de “egoísta”, por parte do adversário.

“Acho que o Orçamento não pode obedecer a critérios estritamente pessoais. É do interesse público. O Orçamento tem que contemplar as obras que estão planejadas, as que estão em execução, as que precisam ser concluídas e os serviços essenciais, de saúde, educação e outros tantos que compõem o elenco de atividades de Estado, de Governo. Não pode ficar à mercê de quem estiver eventualmente no Governo”, alfinetou Maranhão.

Líder do Governo na Assembleia, o deputado Gervásio Maia Filho (PMDB) deu coro às palavras do governador. “Não vamos abrir mão de discutir e votar o projeto do Orçamento 2011 esta semana”, anunciou Gervasinho.

Para o deputado Romero Rodrigues (PSDB), a postura governista é “lamentável”, porque, segundo ele, o que o governador eleito está pedindo é apenas a oportunidade de apresentar alterações no Orçamento que ele vai administrar.

O projeto que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2011, a Lei Orçamentária Anual (LOA-2011), uma segmentação do Plano Plurianual – PPA – 2008/2011, encaminhado pelo Executivo estadual à Assembleia Legislativa no final de setembro, continua com a tramitação paralisada na Assembleia Legislativa da Paraíba em razão da não votação em plenário dos vetos do governador José Maranhão (PMDB) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Os vetos podem ser votados pelos deputados ainda esta semana, dando condições para que a LOA volte a tramitar na Casa, que normalmente teria até o dia 20 de dezembro para ser votada pelos deputados.

Mas a questão principal que vem sendo discutida entre oposição e situação é o pedido do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) no sentido de adiar a aprovação da LOA, para dar oportunidade de incluir no Orçamento alguns projetos e programas do futuro governo, tais como o Empreender e o Orçamento Democrático.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp