icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Zonas eleitorais começam a receber primeiras urnas eletrônicas

Instalação das urnas, que será concluída até amanhã, consiste na montagem da seção eleitoral, conferência e lacre da porta, que só pode ser aberta no domingo.

Publicado em 03/10/2014 às 12:44

As zonas eleitorais localizadas na Região Metropolitana de João Pessoa começaram a receber na manhã de hoje (3) as primeiras urnas eletrônicas. Ao todo, serão 10.757 urnas distribuídas por todo o Estado, das quais 9.523 serão utilizadas e 1.234 ficarão de reserva para alguma eventualidade.

A instalação das urnas, que será concluída até amanhã, consiste na montagem da seção eleitoral,conferência e lacre da porta, que só será aberta no domingo.

Conforme a juíza da 61ª zona eleitoral, em Bayeux, Conceição Marsicano, durante a montagem da seção eleitoral, a urna está sendo ligada e os responsáveis pela instalação estão realizando a conferência visual dos dados referentes a município, zona, seção, data e hora.

Conforme portaria do TRE-PB, caso sejam identificadas quaisquer divergências na hora ou calendário interno da urna, o ajuste deve ser feito utilizando programa específico desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na presença do juiz eleitoral, dos representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos fiscais dos partidos políticos e coligações que comparecerem.

As urnas começaram a ser transportadas na quinta-feira (2) para todos os municípios do Estado. Somente do Núcleo de Apoio Técnico às Urnas (NATU) de João Pessoa, foram enviadas urnas até o final da tarde de ontem para os municípios de Santa Rita (2ª Zona), Cruz do Espírito Santo (3ª Zona), Sapé (4ª Zona), Itabaiana (6ª Zona), Mamanguape (7ª Zona), Guarabira (10ª Zona), Caiçara (15ª Zona), Rio Tinto (55ª Zona), Cabedelo (57ª Zona), Jacaraú (60ª Zona) e Bayeux (61ª Zona). A previsão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de que, ainda hoje, sejam transportados os últimos equipamentos, desta vez, para outras 12 zonas eleitorais, incluindo as da capital.

Somente em João Pessoa e Campina Grande, 217 escolas públicas, entre estaduais e municipais, foram disponibilizadas ao TRE-PB para serem seções eleitorais. Segundo cálculo da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), somente na capital, cerca de 52 mil alunos ficarão sem aulas até a terça-feira, dia 7 de outubro, quando as escolas serão liberadas pela justiça eleitoral.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp