QUAL A BOA?
Escritoras lançam romances neste domingo (6), em João Pessoa
“uma das coisas” de Débora Gil e “No Horizonte, a Terra” de Danielle Sousa são as obras lançadas.
Publicado em 05/02/2022 às 18:44
A escritora paraibana Débora Gil Pantaleão, autora do romance “uma das coisas”, e a potiguar Danielle Sousa, autora do livro de contos “No Horizonte, a Terra”, lançam seus livros neste domingo (6), às 15h, em um restaurante, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. A escritora Débora Ferraz também vai estar no evento.
Sobre o romance uma das coisas
Através de uma estrutura híbrida e de uma pontuação desafiadora, o primeiro romance de débora gil pantaleão, Uma das coisas, nos leva a percorrer o ano de 2019 e conhecer a história de Betina, uma menina de 13 anos que recebe de sua professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira a missão de realizar o seguinte trabalho escolar: escrever
um romance.
Transitando por espaços no estado da Paraíba, especialmente nas cidades de João Pessoa, Ibiara e Baía da Traição, a narrativa, ao perpassar o processo de escrita da protagonista, que decide escrever sobre a sua avó, vai desvelando seus questionamentos em torno de política, veganismo, racismo, gênero, classe, bem como sobre a história das mulheres da família e suas ancestralidades (Débora Ferraz em comentário de 4a capa do livro).
Sobre Débora Gil Pantaleão
Débora Gil é graduada, mestre e doutoranda em Letras, com foco em estudos literários. Possui oito livros publicados, sendo quatro de poesia, Se eu tivesse alma (2015), Vão remédio para tanta mágoa (2017), sozinha no cais deserto (2018) e objeto ar (2018); duas novelas, Causa morte (2017) e repito coisas que não lembro (2019); um livro de contos, Nem uma vez uma voz humana (2017); e um romance chamado Uma das coisas (2020).
Sobre o livro de contos No Horizonte, a Terra
Em Baboquivari, o primeiro dos quatro contos, quase novelas, de Danielle Sousa, lenvantei- me e aplaudi. De maneira magistral, a autora nos faz viver a experiência subjetiva e conhecer os desafios e paisagens a ser atravessados por quem se aventura na fronteira entre a nossa América Latina e o “império do Norte”.
Por acaso, vivi junto àquela fronteira, conheço bem a região e presenciei várias vezes a crueldade daquele muro. Pois Danielle me fez conhecer tudo aquilo em outro nível de profundidade e sob novos ângulos. Assim ela vai adiante na sua literatura que revela e nos revela, nós, humanos, tanto por dentro quanto entrelaçados com o mundo externo, o mundo das coisas e das relações que construímos. (Maria Valéria Rezende, em trecho de orelha do livro).
Sobre Danielle Sousa
Danielle é graduada em história, especialista em história do Brasil e mestre em ciências sociais. Colaborou ao longo dos anos em algumas revistas literárias e coletâneas, sendo a mais recente a antologia Leia Mulheres: Contos - vol. 1 (Editora Pólen). No Horizonte, a Terra é seu primeiro livro de contos. Atualmente é professora de História e mediadora do Leia Mulheres Natal.
Lançamento uma das coisas e No Horizonte, a Terra
Dia: 06/02 (domingo)
Horário: 15h
Local: Toco Taco. R. Bananeiras, 190A - Manaíra, João Pessoa - PB
Preços: Uma das coisas (romance) R$ 40,00 / No Horizonte, a Terra (conto) R$ 38,00.
Pagamento através de pix, dinheiro ou cartões de débito e crédito.
Comentários