QUAL A BOA?
Incremente o look com os casacos
Novidade da temporada outono/inverno 2014 fica por conta do uso de tecidos encorpados e texturizados na confecção das peças.
Publicado em 27/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:25
Temperaturas mais baixas e ideias em alta. A chegada da temporada outono/inverno sempre traz boas oportunidades para incrementar os looks. Echarpes, gorros, lenços, botas, entre outros itens: a moda para o frio é positivamente paradoxal por unir o clássico ao moderno. E com os casacos e jaquetas não poderia ser diferente.
Segundo a consultora de estilo Regina Moura, em 2014, a novidade fica por conta do uso de tecidos encorpados e texturizados na confecção das peças. Couros mais pesados, lãs resinadas e brilhosas, moletons variados, além de malhas compostas por fibras em ponto roma ou caneladas são alguns exemplos.
“As cores estarão nos tons nudes e rosados, com toques românticos do salmão, rosa antigo e azul acinzentado. Fechando a cartela de cores, vêm também tonalidades como caramelo, chocolate, café, amarelos queimados, verde escuro, magenta e alguns tipos de cinza. Teremos opções bem democráticas para o outono/inverno”, aponta.
Ainda conforme Regina, as estampas em evidência neste ano serão os tradicionais e invernais xadrezes, como o 'pied-de-poule', que dividem espaço com arabescos, grafismos e formas geométricas. “Os casacos e as jaquetas estarão com cortes mais amplos e bem estruturados”, ressalta, citando as coleções recentes de grifes internacionais como referências.
“O estilista Alexander Wang, em seu desfile na semana de moda de Nova Iorque mostrou uma série de casacos e jaquetas super texturizados e cheios de compartilhamentos que permeiam a tendência dessa estação”, comenta. “Já Karl Lagerfeld, no surpreendente desfile da Chanel, trouxe casacões em modelagens que dividem a mulher, com destaque para cintura marcada”, acrescenta.
Para aquelas que têm um estilo mais urbano e contemporâneo, a designer de moda Bianca Barbosa afirma que as alternativas continuarão sendo muitas, inclusive para o Brasil. Ela também revela que os grandes destaques da temporada serão as jaquetas e os casacos esportivos com tecidos sintéticos e temas tropicais.
“Quem surpreendeu nesses últimos tempos foi a Adidas Collection para a Farm, que trouxe a esportividade da Adidas, mas com muita cor e tropicalidade brasileira. Marcas como a Colcci, que sempre tem casacos e jaquetas interessantes, indo do sofisticado ao esportivo, e a Coca-Cola Clothing idem”, enumera.
Contudo, apesar das opiniões e apostas, Bianca analisa o período como uma época perfeita para trabalhar a criatividade e encontrar um estilo próprio. “Isso é que gera uma vivacidade maior no outono/inverno, principalmente no nosso país, já que gostamos da imagem elegante do frio, mas não abandonamos as nossas cores e modos de vestir”, conclui.
ITENS VERSÁTEIS AJUDAM NA MONTAGEM DO ESTILO
É só o termômetro marcar um valor abaixo do esperado para os dilemas em relação aos looks começarem a surgir, em especial entre as mulheres do Nordeste. De acordo com a designer de moda Bianca Barbosa, uma das vantagem de se investir em jaquetas e casacos é a versatilidade dos itens.
“Como existem muitas opções, podem haver vários tipos de composições diferentes. Numa ocasião informal pode-se usar, por exemplo, um vestido mais curto e de material mais leve com uma jaqueta mais pesada de couro. Uma botinha baixa de cor diferente do couro da jaqueta já cria um visual interessante”, garante.
Para o trabalho, a especialista considera casacos de cores mais fortes como ótimas opções por tirar a sobriedade marcante dos looks destes ambientes. “Um colorido forte como um bordô ou um verde esmeralda pode quebrar a neutralidade de um look de trabalho conferindo personalidade sem prejudicar a compostura que alguns exigem”, observa.
Por fim, em festas e eventos mais formais, Bianca acredita que valha a pena eleger materiais mais nobres para se divertir. “Uma boa ideia nessas ocasiões é ser monocromático: usar a mesma cor no vestido e na jaqueta. As chances de acertar assim são maiores”, propõe.
Para complementar os visuais, bolsas de mão ou tiracolos, além de chapéus e toucas caneladas são excelentes pedidas, sugere a consultora de estilo Regina Moura. “As tendências de acessórios para esta temporada são baseadas em chamar a atenção, com os maxi brincos e os detalhes nas bolsas, podendo ser usados de forma harmônica com o look proposto”, reconhece.
ANTES DE ESCOLHER O CASACO É BOM PENSAR NO TIPO DO CALÇADO
Já foi o tempo em que tênis e botas eram os calçados mais indicados para acompanhar looks de frio, como casacos e jaquetas. A boa notícia é que, hoje em dia, as inovações no cenário fashion oferecem ao público feminino diversas possibilidades, inclusive por meio itens produzidos com materiais exclusivos e mais resistentes para a estação.
Conforme Renata Moura, os produtos mais usados na confecção dos sapatos na atual temporada são verniz, aplicações de cristais, solados de borracha mais rígidos, couros, veludos e metalizados. “Neste outono/inverno, os calçados ficam por conta de saltos mais largos, sapatos e sapatilhas texturizados, botas de cano alto e curto, assim como no inverno passado agora volta mais forte”, menciona.
Comentários