QUAL A BOA?
'O Auto da Compadecida 2' vai ser gravado em Cabaceiras?
Minissérie original teve gravações na cidade, que é conhecida como Roliúde Nordestina. Continuação foi anunciada e já tem Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Taís Araújo no elenco.
Publicado em 04/07/2023 às 13:49
Desde que a produção de “O Auto da Compadecida 2” foi anunciada, há expectativa dos paraibanos para saber se o filme vai ser gravado na cidade de Cabaceiras - a Roluíde Nordestina - assim como foi a obra original. No entanto, a produtora ainda não fez nenhum anúncio sobre o local das gravações, e a prefeitura de Cabaceiras também não pode afirmar se há alguma negociação em andamento.
>> ‘O Auto da Compadecida 2’: tudo o que sabemos sobre o novo filme
O fato é que Cabaceiras está em contato com diversas equipes de produção de audiovisual no momento, que estão fazendo visitas para analisar possíveis sets de gravação na cidade. Porém, algumas dessas equipes não revelam qual o projeto em questão, conforme explicou o diretor de Cultura da cidade, João Vitor Aires.
O máximo que podemos afirmar é que gostaríamos muito que um desses projetos seja ‘O Auto da Compadecida 2’, por toda a importância que o primeiro filme representa pra nossa cidade”, disse João Vitor.
O diretor de Cultura também explicou que a cidade tentou contato com a produtora responsável pelo filme, mas não conseguiu retorno.
Cabaceiras e ‘O Auto da Compadecida’
Apesar da história de “O Auto da Compadecida” se passar em Taperoá, outra cidade do Cariri paraibano, a minissérie da Globo foi gravada em Cabaceiras. A gravação durou cerca de 30 dias, em outubro de 1998, e impulsionou a fama de “Roluíde Nordestina” da cidade, que já vinha recebendo equipes de filmagem de outras produções desde 1920.
Para João Vitor, ser cenário da minissérie mudou completamente a cidade de Cabaceiras. “Grande parte da população local colaborou com a produção ou fazendo figuração. Até hoje, cerca de 90% dos turistas que recebemos buscam conhecer os principais locais de gravação e figurantes que participaram do filme como era o exemplo do saudoso Zé de Cila, e seu Manoel, que ainda hoje recebe os visitantes com suas roupas de cangaceiro do bando de Severino Aracaju”, comentou.
Na época das filmagens, as fachadas de casas foram adaptadas, postes de iluminação trocados, cabos telefônicos escondidos, e a igreja local, pintada. Hoje, quem visita Cabaceiras pode conhecer o local onde foram filmadas as cenas da padaria; a igreja (que teve cenas filmadas na fachada e na parte de trás do prédio); além de um Memorial Cinematográfico.
Taís Araújo como Nossa Senhora
A atriz Taís Araújo foi confirmada como Nossa Senhora em “O Auto da Compadecida 2”. A atriz Fernanda Montenegro, que interpretou a mãe de Jesus no primeiro filme, não vai poder estar no elenco da sequência por incompatibilidade na agenda. Taís Araújo afirmou que está emocionada em fazer a personagem.
Selton Mello e Matheus Nachtergaele também estão confirmados no elenco como os amigos Chicó e João Grilo. Outro ator que não esteve no primeiro filme, mas foi confirmado na sequência, é Eduardo Sterblitch. Ele interpretará um vilão, mas não foram divulgados outros detalhes sobre o papel.
‘O Auto da Compadecida 2’
“O Auto da Compadecida 2” foi confirmado para 2024, mas ainda sem data específica de estreia. As gravações devem começar este ano. O filme será dirigido por Guel Arraes e Flávia Lacerda, com produção da Conspiração e H2O Films.
Comentários