icon search
icon search
home icon Home > qual a boa?
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

QUAL A BOA?

'Tremembé': ator paraibano Kelner Macêdo está no elenco da série e fala sobre produção

Série estreia nesta sexta-feira (31) no Prime Video, e explora vida de apenados no famoso presídio do Tremembé.

Publicado em 31/10/2025 às 6:09


				
					'Tremembé': ator paraibano Kelner Macêdo está no elenco da série e fala sobre produção
Kelner Macêdo, ator paraibano, está no elenco de 'Tremembé' | Foto: Divulgação/Prime Video.

Estreia nesta sexta-feira (31) no Prime Video a série "Tremembé", que promete retratar a vida de apenados que ficaram conhecidos em todo o Brasil por crimes de grande repercussão. O ator paraibano Kelner Macêdo está no elenco da série interpretando Christian Cravinhos, um dos irmãos envolvido no caso von Richthofen, e conversou com exclusividade com o Jornal da Paraíba sobre a produção.

Kelner está entre os protagonistas da trama, que explora a época em que apenados como Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e Suzane von Richthofen foram condenados e presos no presídio de Tremembé, em São Paulo. O lugar ficou conhecido como presídio dos famosos, e até hoje pessoas como Robinho, Thiago Brennand estão cumprindo pena no local.

No elenco, nomes como Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas dividem cenas com Kelner. O paraibano explica a produção vai mostrar "microcosmos" criados dentro da penitenciária, apresentando aspectos da convivências deles no lugar.

"É sobre esse microcosmos que se cria dentro da penitenciaria em que esses condenados convivem entre si e criam relações, conflitos, pactos, disputas de poder. Acho uma visão muito nova, porque geralmente a gente acompanha em true crime as motivações, a infância, o que passaram, e aqui não, a gente vai tratar de pessoas que cometeram crimes, foram condenadas e estão convivendo nessas penitenciárias (...) Tem histórias, conflitos que a gente não conhecia, eu por exemplo não conhecia, fui pesquisar e entrei em contato com essas histórias e foi muito surpreendente porque a gente fica ligado ao crime em si, e aqui a gente vai acompanhar essas pessoas pagando o crime", explicou.


				
					'Tremembé': ator paraibano Kelner Macêdo está no elenco da série e fala sobre produção
Série 'Tremembé' explora vida de apenados conhecidos nacionalmente | Foto: Divulgação/Prime Video.

Para interpretar Cristian Cravinhos, Kelner Macêdo se preparou fisicamente, com uma caracterização em que raspou a cabeça e a barba, fez tatuagens e intensificou a rotina de treinos. Um profissional da fonoaudiologia o ajudou a se aproximar do sotaque paulista característico do personagem.

"Foi uma preparação muito intensa (...) Tenho muitas cenas com o Felipe Simas, que faz o Saniel, e acho que a relação deles me deu muito de quem era o Cristian, porque eles ficaram presos na mesma cela, dividindo camas beliche durante 20 anos, além do que veio antes da prisão. Então o pacto desses irmãos foi o que me deu quem era a pessoa do Cristian e eu mergulhei muito nessa relação e fui tentando dar complexidade pra esse personagem", disse.

Além da preparação física, o paraibano também mergulhou na relação de Cristian com o irmão, Daniel Cravinhos (Felipe Simas), para "dar complexidade ao personagem". Ele conta ainda que precisou "abrir mão dos julgamentos" para conseguir interpretar um personagem da vida real tão conhecido.

"A gente está muito apegado a época do crime, e pra consegui interpretá-lo precisei abrir mão dos meus julgamentos da época, pra conseguir não julgá-lo e conseguir dar complexidade. Então foi um processo muito intenso", explicou.


				
					'Tremembé': ator paraibano Kelner Macêdo está no elenco da série e fala sobre produção
Kelner Macêdo e Felipe Simas interpretam os irmãos Cravinhos em 'Tremembé' | Foto: Divulgação/Prime Video.

Personagem da vida real

Atualmente, Cristian Cravinhos cumpre pena em regime aberto. Kelner conta que acompanhou o andamento do processo para ficar por dentro da realidade de um personagem que, de fato, existe.

"Quando a gente começa um processo como esse o máximo de informações que a gente tem sobre o personagem alimenta o nosso trabalho. Então, sim, fui acompanhando o passo a passo, o que estava acontecendo na mídia, na Justiça, porque é um nome que sempre volta na mídia. Acompanhei os conflitos midiatizados sobre ele com o filho, a tentativa do filho de tirar o nome dele da certidão de nascimento, quando foi pra o regime aberto, semiaberto, e perdeu o direito e voltou pra o fechado, até conseguir conquistar de novo o aberto... Sigo acompanhando porque tudo isso alimenta nosso trabalho, nossa composição", explicou

O ator diz acreditar que esse tipo de produção audiovisual, relacionada ao gênero true crime, faz tanto sucesso em virtude do contato do público com as complexidades de seres humanos reais.

"O true crime geralmente mergulha nas partes obscuras do ser humano, nessas emoções mais densas, nesse campo mais lamacento mesmo, que são características do ser humano. E quando a gente assiste esse tipo de conteúdo, a gente também trabalha essas energias no nosso conforto, do nosso lar, sem se colocar em perigo. Então acho que o interesse vem daí, de mergulhar na psique do ser humano e poder entender um pouco dessas complexidades, porque são pessoas, e o pensamento do crime leva muito a imaginação de um monstro. Na verdade é um ser humano capaz de cometer um ato tão terrível como esse", disse.


				
					'Tremembé': ator paraibano Kelner Macêdo está no elenco da série e fala sobre produção
Kelner Macêdo caracterizado para interpretar Cristian Cravinhos | Foto: Divulgação/Prime Video.

Espaço conquistado pela Paraíba

O ator paraibano também destaca a importância de ocupar um espaço de protagonismo em uma série que é uma das principais apostas do ano para o Prime Video.

Kelner reconhece as barreiras existentes para atores nordestinos, mas afirma que a saída para esses preconceitos é, justamente, a ocupação desses espaços.

"Existiam muitas barreiras no mercado pra atores nordestinos, a gente foi colocado muito em caixas, e isso é a saída dessa caixa, é a possibilidade de um bom ator fazer qualquer personagem. Acredito muito na força do nosso trabalho, que é o cerne da questão, a possibilidade da gente interpretar qualquer coisa, qualquer pessoa. E é um momento bonito da minha carreira porque estou desbravando outros caminhos, outros lugares que ainda não tinha explorado. E acho que sim, é uma abertura de portas, um aviso para o mercado que podemos interpretar qualquer coisa, mesmo que seja um personagem muito diferente, com outro sotaque, outras características", finalizou.

Imagem

Bruna Couto

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp