QUAL A BOA?
Zepelim e o Sopro do Cão lança clipe de 'Praia de Campina'; assista
Canção faz referência ao Açude Velho, cartão postal de Campina Grande
Publicado em 29/08/2025 às 12:30 | Atualizado em 29/08/2025 às 12:44

A banda Zepelim e o Sopro do Cão lançou o clipe da música "Praia de Campina". A produção conta com referências ao Açude Velho, principal cartão postal de Campina Grande, no Agreste da Paraíba (assista ao clipe completo ao fim da matéria).
A música "Praia de Campina" faz parte do primeiro álbum do Zepelim e o Sopro do Cão, "Caranguejo de Açude", lançado em 2024. Agora, o grupo divulgou um novo videoclipe - último do primeiro álbum - que também referencia o Açude Velho.
Natural de Campina Grande, Zepelim e o Sopro do Cão é uma das bandas que tem se destacado na cena cultural paraibana, com produções que fazem alusão à Paraíba.
"A música brinca com essa ideia de que Campina não tem praia, de que o Açude Velho é uma praia para a gente, então fazemos uma sátira em cima disso com referência a alguns acontecimentos e mitos da cidade, e também ao estado do açude ao longo dessas várias décadas", explicou Dede Guima, que assina a produção do clipe junto com Bruno Caniello.

No clipe, a "Praia de Campina" (Açude Velho) é invadida por banhistas e os caranguejos do açude se rebelam contra eles. Os caranguejos são uma referência a uma antiga fábrica de cachaça localizada na região.
"O clipe trabalha juntamente com o conceito do disco da banda, 'Caranguejo de Açude'. A gente faz referência a fábrica da Caranguejo no Açude Velho, e a esse avanço imobiliário que não tem muito respeito a preservação dessa memória, da nossa cidade e identidade. E por isso no clipe tem essa ideia dos caranguejos saindo do açude e retomando o que um dia foi seu. Além disso traz essa visão divertida de Campina Grande dentro de várias referências de contextos da banda e da cidade", disse Dede Guima.
A banda fará um show de despedida do primeiro disco em um evento gratuito no dia 13 de setembro. O segundo álbum deve ser lançado em breve.
Comentários