Réveillon 2022: veja como usar as cores ao seu favor na hora de escolher o look da virada

Cores podem interferir também na imagem pessoal ou até mesmo nos desejos de ano novo.

Veja como escolher a cor da rua roupa de Ano Novo baseado na mensagem que cada cor passa. (Foto: Marília Cavalcanti/Divulgação)

Chegou o final do ano e com ele, algumas perguntas. “Quais foram as minhas conquistas?”, “o que eu quero para o ano que vem?” e claro “qual vai ser a minha cor na virada?”. Para além de superstições e preferências pessoais, cada cor realmente passa uma mensagem ao cérebro e com algumas dicas você pode combinar melhor qual impressão quer passar durante este Réveillon.

A arquiteta e consultora de imagem Marília Cavalcanti afirma que mensagem das cores interferem também na imagem pessoal ou até mesmo nos desejos de ano novo.

“Pensamos sempre em branco ou prata que remetem a paz, tranquilidade. Vermelho que remete a sensualidade e consequentemente à paixão. O amarelo ou dourado que remetem ao luxo, riqueza e prosperidade”, disse.

Segundo ela, o azul que é pouco lembrado no ano novo, mas bastante indicado para entrevistas de emprego, remete à confiança, serenidade e respeito.

O preto transmite mensagem de autosegurança, formalidade, força e sofisticação. Já o verde demonstra autoconfiança e determinação e tons terrosos podem passar mensagem de tranquilidade, conforto e despretensão.

“Nesse ano de 2022 temos como aposta da cor do ano o azul very peri que é um lilás azulado, que traz como mensagem a de força e esperança frente ao futuro” — a consultora dá a dica.

Melhores cores para cada pessoa

Marília explica que a análise cromática é um estudo para descobrir quais os melhores tons de cores para cada pessoa. Ela é feita através de comparação de tecidos com as cores adequadas para cada estação e assim podemos ver como as cores da pele reagem às cores dos tecidos, vendo qual tom fica melhor.

O estudo também leva em consideração coisas como temperatura, intensidade e profundidade da pele e contraste. Dentro dessa pesquisa das cores, já existem diversos estudos na área da neurociência que explica a relação das cores com estímulos cerebrais, conforme a consultora.

“Então sejam em edificações, ambientes ou pessoas, as cores vão passar alguma mensagem”, disse.

Para combinar as cores sem erro, ela recomenda usar o círculo cromático. Assim, é possível fazer combinações de vários tons da mesma cor, montando um look monocromáticos, que fica super elegante.

Combinações análogas, que são usar cores vizinhas no círculo, também é recomendado e demonstra ousada e prática.

Réveillon 2022: veja como usar as cores ao seu favor na hora de escolher o look da virada
Combinações análogas que são usar cores vizinhas no círculo, como por exemplo o vermelho e o amarelo, e o azul com o roxo. (Foto: Marília Cavalcanti/Divulgação)

Já as cores complementares, que é uma combinação de cores opostas no círculo cromático, passam segurança, criatividade e ousadia.

Como dica para escolha da cor ideal para cada, eu indico aquela cor que te faz se sentir bonitx. Com certeza essa cor vai ser a que vai te fazer mais feliz e entrar em um 2022 já cheio de alegrias para começar o ano!”, complementa a consultora.