Aprenda como fazer maçã do amor, tradicional na Festa das Neves

Receita é uma das mais tradicionais da festa que acontece até essa sexta (5), em comemoração ao aniversário da capital paraibana.

Maça do amor. Foto: Bruna Couto

Um dos principais atrativos da Festa das Neves, em João Pessoa, é a tradicional maçã do amor. A comida é uma das mais típicas preparadas durante a festa, e pensando nisso, o Jornal da Paraíba preparou um material que te ensina a fazer a maçã do amor em casa (confira abaixo).

A confeiteira Graziella Di Stefano explica que a receita é feita com poucos ingredientes. São eles:

  • Maçã
  • Açúcar cristal
  • Vinagre
  • Água
  • Corante

Modo de preparo

Coloque duas xícaras de açúcar cristal em um recipiente. Depois, coloque seis colheres de vinagre e dez colheres de água, mais uma colher de sobremesa com corante. Depois, é só mexer e levar ao fogo por dez minutos.

A calda deve ser testada na água gelada. Se ‘estalar’, como um vidro, está no ponto correto. Ao desligar o fogo e esperar as bolhas baixarem, é hora de colocar a calda na maçã.

É preciso colocar um palito na maçã, para só depois despejar a calda. Depois de um tempo, a calda cristaliza e fica caramelizada.

A quantidade de ingredientes rende até seis maçãs do amor. Granulados e outros ingredientes de confeitaria podem ser usados para decorar a maçã.