Yuri Gonzaga lança disco e filme ‘Amador’

É o primeiro trabalho solo do Yuri, que se lançou na música com o grupo Os Gonzagas.

Yuri Gonzaga, cantor e compositor paraibano | Foto: Thercles Silva

O músico paraibano Yuri Gonzaga lançou nesta sexta-feira (23) o seu primeiro álbum solo. “Amador” chega completo em todas as plataformas de música com seis músicas. Simultaneamente, sai também o filme de mesmo nome que é roteirizado e dirigido por Ana Moraes.

Foi com este trabalho que Yuri Gonzaga pôde exercer sua arte para além da sanfona, principal instrumento de trabalho. O músico utilizou objetos dos mais diversos para preencher suas canções, como um barbeador em ‘Respeita Minha Barba’ e a escaleta e pandeirola em ‘Como Estás’. O álbum reúne clipes lançados ao longo de 2022, costurados com poesias declamadas por convidados e pelo próprio artista, que comenta ser uma experiência singular assistir à obra completa.

“Este projeto é um retrato pandêmico, desde sua concepção até o fim. Nos bastidores, começamos o processo naquele momento de afastamento mais intenso, de medidas necessárias. Tudo isso está registrado no que se assiste e muito além”, comentou.

“Amador” conta uma história que percorre por cada cômodo da casa, pela saída pelas ruas, pela visita a familiares, num dos momentos mais marcantes e incertos do século 21.

“É muito significativo ver o álbum finalizado, ver a identificação que acontece com o público. Eu enquanto artista solo encaro isto como uma construção dos últimos anos. Sempre me vi como alguém do coletivo, tanto n’Os Gonzagas quanto em outros projetos”, disse. “Ter tomado este passo da carreira solo foi primordial para mim enquanto músico e compositor, e agora eu vejo que só aconteceu por conta de um trabalho coletivo, pois muitas foram as mãos que participaram deste projeto”.

Atualmente morando em São Paulo, Gonzaga tem planos de fazer um show de estreia nos próximos meses em João Pessoa e também pelo Sudeste. Paralelamente ao lançamento de “Amador”, nesta semana Yuri entra em estúdio a convite da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) para gravar algumas de suas músicas.

“Amador” foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc através da Fundação Cultural de João Pessoa. O disco é produzido por Rafael Chaves e todo gravado em home estúdio.

Sobre Yuri Gonzaga

Natural de João Pessoa, Yuri Gonzaga é músico desde os 12 anos de idade. Possui formação em Música Popular pela Universidade Federal da Paraíba e é fundador da banda Os Gonzagas, vencedora do Festival de Forró de Itaúnas em 2013 e semifinalista do programa Superstar, da Globo, em 2015. Com ela, lançou três álbuns e diversos singles, se apresentou e gravou com grandes nomes da nossa música, como Elba Ramalho, Chico César e Flávio José, e em diversos palcos pelo Brasil e pelo exterior.