icon search
home icon Home > qual a boa?
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

QUAL A BOA?

Cangaço Novo: conheça a história real por trás da série

Valdetário Carneiro, de Caraúbas, Rio Grande do Norte, inspirou Amaro Vaqueiro, cuja história é tema central de Cangaço Novo.

Publicado em 28/08/2023 às 11:05 | Atualizado em 04/09/2023 às 11:26

Cangaço Novo: conheça a história real por trás da série

Desde que foi lançada, a série "Cangaço Novo" tem ocupado destaque entre as produções do Prime Video mundo afora. O que muita gente não sabe é que a história tem como inspiração a vida de um nordestino do Rio Grande do Norte, que passou parte da vida na Paraíba, e foi um dos "criadores" do chamado "novo cangaço", crime em que bandidos assaltam bancos e aterrorizam cidades interioranas.

O personagem Amaro Vaqueiro, pai de Ubaldo, é inspirado em Valdetário Carneiro, morto em 2003 durante confronto com a polícia. Natural de Caraúbas, Rio Grande do Norte, Valdetário era fã de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, e usava inclusive o famoso chapéu de couro que também é característico do bando de Lampião.

Mas, o que fez Valdetário ficar conhecido foi a fama de novo cangaceiro, adquirida após uma sequência de crimes que ele teria cometido. A polícia potiguar atribui ao menos 100 ataques a bancos em vários estados brasileiros entre os anos de 1990 e 2000.

Um crime "de família" marcou a história de Valdetário. Ele foi condenado a sete anos de prisão por ter roubado um carro do próprio primo na cidade de São Bento, Paraíba. Pelo crime, Valdetário foi humilhado pela polícia nas ruas de Caraúbas, e foi encaminhado para um presídio na Paraíba, de onde fugiu cerca de um ano depois.

Em 1997, Valdetário foi acusado de roubar mais um carro e cerca de R$ 13 mil em dinheiro. Mas, ele voltou a negar a autoria da ação e provou por conta própria que havia sido injustiçado, o que o fez ser adorado entre muitas pessoas da região - e o que também acontece na série "Cangaço Novo".

Uma das maiores ações de Valdetário foi um assalto a um banco de Macau, Rio Grande do Norte. Ele e seu bando fecharam a cidade para roubar a agência bancária e, até hoje, são conhecidos na localidade por conta disso.

Cangaço Novo e Valdetário Carneiro

A primeira temporada de Cangaço Novo trata a história de Valdetário de forma preliminar, a partir de episódios que se passam na vida de seus filhos - Ubaldo, Dinorah e Dilvânia. A trama ganhou força inspirada em um livro sobre a história de Valdetário Carneiro, escrito por Paulo Nascimento e Rafael Barbosa.

A própria Alice Carvalho, Dinorah em Cangaço Novo, publicou nas redes sociais a história de Valdetário.

Um dos autores do livro "Valdetário Carneiro: A essência da bala", Paulo Nascimento, contou nas redes sociais que a obra entrou para a lista dos mais vendidos na Amazon após o lançamento da série Cangaço Novo. O livro é fruto de um trabalho de conclusão de curso e foi lançado há dez anos.

A série levantou também o tema Valdetário Carneiro [...] Figura que pode se dizer que foi o grande precursor do novo cangaço, hoje espalhado pelo Brasil inteiro. Foi justamente por essa história que eu e Rafael escrevemos essa biografia, que foi o nosso TCC [...] Eu queria agradecer pra quem está chegando junto nessa compra do e-book", disse o escritor.

Paulo também aproveitou "a onda" de curiosidade sobre Valdetário Carneiro para contar um pouco da história do "mítico personagem nordestino" que inspirou uma produção nacional de destaque.

Imagem

Bruna Couto

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp