CULTURA
Cantora e compositora Rita de Cássia morre aos 50 anos
Rita de Cássia é conhecida como uma das principais compositoras de forró, autora de sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de um Vaqueiro", e sofria de fibrose pulmonar.
Publicado em 04/01/2023 às 7:12 | Atualizado em 04/01/2023 às 10:29
A cantora e compositora Rita de Cássia morreu na terça-feira (3), aos 50 anos, em Fortaleza, no Ceará. A artista, famosa nacionalmente por composições de forró como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de um Vaqueiro”, estava internada em um hospital particular da capital cearense por causa de uma fibrose pulmonar idiopática, segundo a família.
Rita de Cássia é conhecida como uma das principais compositoras do forró, com músicas gravadas por bandas como Mastruz com Leite, Aviões do Forró e Cavalo de Pau. Rita nasceu em Alto Santo, no interior do Ceará, e além de compor músicas para outros artistas, também tinha uma carreira solo com shows feitos inteiramente de músicas autorais, ao lado do irmão, o sanfoneiro Redondo.
A banda Mastruz com Leite, que gravou vários dos sucessos da cantora, publicou uma homenagem nas redes sociais. "Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto. Tudo isso faz parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo. Seu legado será eterno Rita de Cássia".
O corpo de Rita de Cássia vai ser levado para Alto Santo, nesta quarta-feira, onde ela vai ser velada e sepultada.
O que é fibrose pulmonar?
De acordo com o Ministério da Saúde, a fibrose pulmonar é uma forma crônica e progressiva de pneumonia. No caso, é uma forma da doença que não se cura rapidamente e avança pelos pulmões.
A doença causa fibroses, que são cicatrizes, nos pulmões, que levam ao endurecimento dos tecidos e dificultam a respiração. O termo idiopático, segundo o MS, é usado quando as causas da doença são desconhecidas.
Comentários